http://www.apsi.org.pt/
Chegados a esta altura do ano, é normal que os nossos filhos passem mais tempo em casa, sejas dos pais, dos avós e dos familiares, como forma de nos prepararmos para estas férias de verão, esta semana propomos uma visita cuidada ao sítio da Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI). A APSI é uma “associação privada sem fins lucrativos, com o estatuto de utilidade pública, que tem como objetivo promover a união e o desenvolvimento de esforços para a redução do número e da gravidade dos acidentes e das suas consequências nas crianças e jovens em Portugal.” Fundada em 1992, esta associação “desenvolve o seu trabalho através da informação, comunicação, educação, formação, investigação e participação em processos legislativos e de normalização”, sendo líder de opinião nas áreas da segurança na água, segurança nos espaços de jogo e recreio, segurança da criança passageiro e segurança no transporte coletivo de crianças.
Ao digitarmos o endereço www.apsi.org.pt encontramos um espaço virtual essencialmente informativo, inteiramente dedicado a todos aqueles que de alguma forma têm crianças ao seu cuidado. Na opção “a apsi”, podemos ficar a conhecer melhor o que é esta organização, o que faz, quais as atividades que promove, quem são os seus parceiros, estatutos, órgãos sociais, etc. No item “atividades”, encontramos toda a planificação para os próximos tempos, desde ações de formação, workshops, cursos, ações de sensibilização que serão realizadas por este país fora. Pode ainda aceder às publicações lançadas pela apsi, às campanhas publicitárias realizadas e a muitas outras informações relativamente importantes. Uma das áreas mais importantes deste sítio está em “segurança”, onde podemos ficar a saber mais acerca da segurança rodoviária, nomeadamente quais os riscos que as crianças correm e como as proteger seja enquanto peões, passageiras ou condutoras. É neste espaço ainda que podemos obter mais informações sobre como preparar a nossa casa para “receber” uma criança, como criar espaços de jogos e recreio com os devidos cuidados, bem como, ficar alerta com a segurança necessária por causa da água.
Aqui fica lançado o desafio, visite e divulgue ao máximo este sítio dado que “os acidentes são a maior causa de morte nas crianças e jovens em Portugal. Quase todos podem ser evitados. É por isso que a APSI existe!”
Fernando Cassola Marques