Francisco recebeu primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu
Cidade do Vaticano, 02 dez 2013 (Ecclesia) – O Papa Francisco recebeu hoje em audiência o primeiro-ministro de Israel com o qual falou sobre relações bilaterais, a situação no Médio Oriente e o “projeto de peregrinação” à Terra Santa.
O encontro entre o Papa e Benjamin Netanyahucentrou-se nas negociações de paz entre israelitas e palestinos, na esperança de que a possam alcançar “o mais rapidamente possível”, com uma solução “justa e duradoura”, respeitando os direitos de ambas as partes, informa a Sala de Imprensa da Santa Sé em comunicado.
O documento refere que Francisco e Netanyahu conversaram sobre o “projeto de peregrinação” do Papa à Terra Santa, abordaram questões sobre a relação entre as autoridades estatais e as comunidades católicas e também sobre a relação entre os dois Estados, a Santa Sé e Israel, na expetativa que o “Acordo Fundamental” seja concluído brevemente.
Durante o encontro foi abordada a “complexa” situação política e social do Médio Oriente, acrescenta o comunicado.
Depois do encontro com o Papa, Benjamim Netanyahu reuniu-se com D. Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, e com o subsecretário para as Relações com os Estados, o arcebispo Antoine Camilleri.
O encontro de hoje foi o segundo do primeiro-ministro de Israel com um Papa, depois de ter estado com o agora Papa emérito Bento XVI, em Nazaré, em maio de 2009.
Nesse encontro, durante a visita de Bento XVI à Terra Santa, foram também abordados assuntos relativos à Comissão Bilateral que existe entre Israel e a Santa Sé para a “aplicação do Acordo Fundamental”, recorda o portal news.va.
Esta comissão foi criada em 1993, antes de firmadas as relações diplomáticas em junho de 1994.
CB/PR