Programa da visita de Bento XVI à Sinagoga de Roma foi anunciado

O Papa homenageará as vítimas da perseguição nazi que morreram no Holocausto, no decurso da visita à Sinagoga de Roma prevista para este Domingo, 17 de Janeiro.

A deportação, ocorrida em Outubro de 1943, foi ordenada pelo comandante das forças alemãs da SS em Roma, Herbert Kappler, a pedido de Berlim. Mais de mil judeus romanos foram presos e levados para os campos de concentração de Auschwitz. Só regressaram 15 homens e uma mulher.

Bento XVI também renderá homenagem à memória de Stefano Tache, criança de 10 anos que morreu durante o ataque terrorista perpetrado a 9 de Outubro de 1982 contra a Sinagoga de Roma. O atentado, que provocou ferimentos em 37 pessoas, foi severamente condenado por João Paulo II após a oração do Angelus celebrada no dia seguinte.

Durante a visita, Bento XVI inaugurará a exposição «Et Ecce Gaudium», que ficará patente até 31 de Março. A mostra apresenta 14 desenhos do século XVIII, realizados pela comunidade judaica de Roma para a coroação dos Papas Clemente XII (1730), Clemente XIII (1758), Clemente XIV (1769) e Pio VI (1775).

Programa

16h15
Saída do Vaticano.

16h25
Chegada ao Largo XVI Ottobre e ao Pórtico de Octavia, no bairro do gueto.
Bento XVI é acolhido pelo presidente da Comunidade Judaica de Roma, Riccardo Pacifici, e pelo presidente das Comunidades Judaicas de Itália, Renzo Gattegna.
O Papa deposita um ramo de flores diante da placa que evoca a deportação ocorrida a 16 de Outubro de 1943.

16h30
Bento XVI percorre o caminho até à Grande Sinagoga. Antes de entrar, detém-se por alguns momentos na placa que assinala o atentado de 9 de Outubro de 1982.
O Papa é recebido pelo Grande Rabino, Riccardo Di Segni.
Ao chegar à Sinagoga, o coro canta o Salmo 126.
Seguidamente, o Papa saúda as autoridades civis e sobe à tribuna. 

17h00
Saudações a Bento XVI: presidente da Comunidade Judaica de Roma, presidente das Comunidades Judaicas de Itália e Grande Rabino.
O coro entoará o Salmo 133.
Discurso do Papa.
Troca de lembranças.
O coro cantará o hino “Anì Maamin”. 

17h35
Conclusão do encontro.
O Papa e o Grande Rabino têm um breve encontro privado, numa sala contígua à Sinagoga.
Canto do coro durante a saída.

17h45
O Papa e o Grande Rabino saem pelo jardim da Sinagoga, passam pela oliveira plantada para recordar a visita e descem ao Museu Judaico de Roma, para inaugurar a exposição “Et Ecce Gaudium”. 

18h00
Bento XVI encontra-se com alguns representantes da Comunidade Judaica na Sinagoga Espanhola, localizada na cave da Grande Sinagoga. 

18h15
O Papa deixa a Sinagoga e regressa ao Vaticano, onde chega pelas 18h30.

Com Zenit

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR