Lisboa, 12 fev 2016 (Ecclesia) – A Pastoral Penitenciária de Portugal vai promover o 11.º Encontro Nacional, com o tema ‘O rosto da Misericórdia na pessoa presa’, entre hoje e domingo, no Hotel Santo Amaro, em Fátima.
“O momento social que atravessamos e no caminho tão especial deste ano jubilar da Misericórdia, este evento será espaço para uma reflexão nacional, oportuna, necessária e transversal”, explica a coordenação Nacional da Pastoral Penitenciária.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a organização assinala que o seu encontro nacional é destinado a colaboradores e voluntários da Pastoral Penitenciária, bem como aos respetivos assistentes espirituais e religiosos.
A coordenação Nacional da Pastoral Penitenciária destaca que o primeiro dia, hoje, é dedicado “exclusivamente” aos assistentes espirituais e religiosos.
O encontro começa com as boas vindas pelo coordenador nacional da Pastoral Penitenciária, o padre João Gonçalves, e o bispo representante da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, D. Joaquim Mendes.
Após este momento, a partir das 10h30, a conferência ‘O Rosto da Misericórdia na Pessoa Presa’ é apresentada pelo padre João Torres, do Departamento Diocesano da Pastoral Penitenciária de Braga, e pelo Diretor do Departamento Pastoral Penitenciária de Espanha, o padre Florencio Roselló Avellanas.
Do programa deste sábado do encontro nacional da Pastoral Penitenciária destaca-se a apresentação de três projetos, a partir das 18h00: “ESPERE”, Escolas de Perdão e Reconciliação, com o seu coordenador, o padre Albino Brás; “PEP”, Programa de Educação Para a Paz com o seu coordenador Alberto Borges e “+ Próximo” e “Editorial Cáritas” com Pedro Salgueiro e Filipe Lopes da Cáritas Portuguesa.
Nos dois primeiros dias os participantes vão ver o documentário ‘O padre das prisões’, inspirado no coordenador nacional deste serviço da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, a partir das 21h00, seguido de debate.
Este domingo, D. Joaquim Mendes vai apresentar “desafios do Ano da Misericórdia à Pastoral Penitenciária de Portugal’, a partir das 09H30; e a partir das 11h00 é a coordenação nacional que também vai apresentar alguns desafios.
A Pastoral Penitenciária de Portugal é um departamento da Conferência Episcopal Portuguesa que “promove e coordena a presença e a ação” da Igreja Católica junto das Pessoas reclusas.
CB