Primeiros grupos já iniciaram caminhada até Fátima

1700 voluntários ao serviço dos peregrinos

A operação de acompanhamento e apoio aos peregrinos a pé para a Peregrinação de Maio de 2010 está no terreno desde os primeiros dias de Maio.

Sob a coordenação do Movimento da Mensagem de Fátima (MMF), mais de 1700 pessoas de várias entidades trabalharão em mais de 70 postos de acolhimento, ao longo dos principais percursos de Portugal. Integram ainda este dispositivo várias equipas itinerantes.

Nos postos, os peregrinos têm apoio médico, uma palavra amiga e de ânimo. Em alguns possibilita-se uma refeição e mesmo um momento de repouso.

Foi com tristeza que o Santuário de Fátima recebeu a notícia da morte de dois peregrinos logo nos primeiros dias de Maio. O Assistente Nacional do Movimento de Fátima, Padre Manuel Antunes, também lamenta muito este acontecimento e apela a cuidados redobrados quer aos caminhantes quer aos automobilistas.

A peregrinação a pé até ao Santuário de Fátima há muito que deixou de acontecer apenas na proximidade das grandes peregrinações, marca agora a realidade de quase todos os fins-de-semana, em especial desde a Páscoa, durante os meses de Verão.

No entanto o afluxo de peregrinos continua a ser mais evidente próximo dos dias 13 de Maio, Agosto e Outubro.

As recomendações úteis disponibilizadas em cada posto, que se encontra devidamente assinalado com uma bandeira identificativa do Santuário de Fátima, estão também disponíveis na página oficial do Santuário na Internet www.fatima.pt e apresentam indicações úteis de como melhor preparar, antes de sair de casa, uma peregrinação a pé, indicam procedimentos de segurança e saúde durante a caminhada e recomendam a como melhor “peregrinar com fé”.

Os primeiros grupos para esta Peregrinação Aniversária de Maio, em que o Santo Padre Bento XVI também se faz peregrino de Fátima, deixaram as suas casas nos primeiros dias de Maio.

Um dos grandes grupos da zona norte do país arrancou de Lamego no dia 2. De Beja outro grande grupo já se encontra a caminho da cidade-santuário.

Desde há 25 anos que o Santuário de Fátima confia ao Movimento da Mensagem de Fátima a coordenação geral do apoio aos peregrinos durante a sua caminhada.

Trabalham directamente com o MMF várias entidades que unem esforços no acompanhamento ao peregrino a pé: a Ordem de Malta, a Cruz Vermelha Portuguesa, os Bombeiros e os Escuteiros.

Unem-se depois a estas entidades muitas empresas, instituições e particulares que, à passagem dos peregrinos, os acolhem de forma generosa.

O balanço geral do Padre Manuel Antunes, assistente nacional do MMF, é positivo, “os grupos vêm agora melhor organizados, os guias têm formação e os peregrinos sentem-se mais apoiados”.

Além de várias reuniões de coordenação ao longo do ano, é realizada anualmente uma acção de formação para guias de peregrinos a pé. Os guias acreditados pelo MMF são mais de 300, de todo o país.

Em Maio de 2009 estima-se que à volta de 35 mil peregrinos tenham feito a pé a sua caminhada até Fátima.

LeopolDina Simões, Sala de Imprensa do Santuário de Fátima

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR