É com a bênção de Bento XVI, “como auspício de abundantes graças”, que Maria Voce, presidente do Movimento dos Focolares, realizará a sua primeira viagem ao continente asiático. Maria Voce passa pela Coreia (6 a 10 de Janeiro); Japão (11 a 16 de Janeiro); Filipinas (17 a 31 de Janeiro, com etapas em Tagaytay, Manila e Cebu); Tailândia (1 a 20 de Fevereiro, com etapas em Bangkok e Chiang Mai).
Nas cidades que irá visitar, estão previstos encontros com os bispos locais e as comunidades dos Focolares. Na Coreia, está também programado um encontro com o núcleo de deputados aderentes ao Movimento político para a unidade. Nas Filipinas, no dia 28 de Janeiro, em Manila, Maria Voce irá participar numa Mesa redonda durante o encontro do clero filipino e dos bispos, que se realiza de 10 em 10 anos.
Particularmente importantes são os encontros inter-religiosos. Em Tóquio, a 15 de Janeiro, Maria Voce foi convidada a falar a 5000 membros do Movimento budista laico Rissho Kosei-kai.
Na capital da Tailândia, no dia 3 de Fevereiro, fará uma comunicação no IV simpósio budista-cristão com o tema: “Dharma e compaixão budista – Ágape cristã, no mundo contemporâneo” promovido pela Universidade Mahachulalongkorn de Chiang Mai, pelo Movimento dos Focolares e pela Associação japonesa Rissho Kosei-kai.
Em Chiang Mai, a 5 de Fevereiro, Maria Voce tem um encontro com o Grão-Mestre Ajahn Thong e proferiá um discurso aos jovens monges budistas da Universidade Mahachulalongkorn.