No final da inauguração da exposição promovida pelo Museu da Presidência da República no Paço Episcopal de Faro, o Presidente da República teve oportunidade de visitar aquele edifício da Diocese do Algarve construído no final do século XVI.
Na visita, Cavaco Silva e a Primeira Dama, Maria Cavaco Silva, passaram pela terceira sala do piso superior do Paço Episcopal, a única que não está afecta à exposição do Museu da Presidência, onde puderam apreciar os painéis de azulejos de enorme amplitude cromática própria do estilo rococó, um dos elementos de maior riqueza do edifício, e desceram pela escadaria principal acompanhados pelo Bispo do Algarve.
D. Manuel Quintas destacou a importância e beleza da azulejaria de estilo barroco e rococó e, ao chegar ao átrio, chamou a atenção do Chefe de Estado para a degradação que o salitre, favorecido pela forte humidade existente, tem provocado naqueles painéis do século XVIII.
O Presidente da República e os convidados puderam ainda visitar o jardim interior do Paço Episcopal, onde foram acolhidos com um beberete.
Samuel Mendonça