«Recebemos, comovidos, a expressão de solidariedade», refere mensagem
Lisboa, 18 Jan (Ecclesia) – O presidente da Caritas Brasileira respondeu à mensagem enviada pelo homólogo português a propósito das consequências causadas pelas chuvas que ocorreram no estado do Rio de Janeiro desde 9 de Janeiro.
“Recebemos, comovidos, a expressão de solidariedade da Caritas Portuguesa, diante da catástrofe acontecida na Região Sudeste do Brasil, em especial no Estado do Rio de Janeiro” refere o texto divulgado hoje no site nacional da instituição de apoio social da Igreja Católica.
A mensagem assinada pelo bispo D. Demétrio Valentini sublinha o estreitamento dos laços com as pessoas “que sofreram especialmente com a morte de seus familiares, e que se sentem mais reconfortadas espiritualmente”.
Segundo o prelado, os sobreviventes atingidos pelas consequências das chuvas podem também contar com “os recursos minimamente suficientes para reorganizarem a sua vida”, através da “generosa ajuda” das doações.
D. Demétrio Valentini espera que esta “corrente de solidariedade” se fortaleça “sempre mais”, para “ao menos minimizar o sofrimento diante da catástrofe”, que de acordo com o último balanço oficial causou 665 mortos.
Na carta que enviou a 15 de Janeiro ao presidente da Caritas Brasileira, o homólogo português fez votos para que “o doloroso sofrimento de tantos brasileiros e brasileiras” seja “reparado com generosa e universal solidariedade e contribua para o incremento de maior justiça social”.
Depois de salientar que a Caritas de Portugal está “disponível para ser um elo, mesmo que fraco, da corrente solidária”, Eugénio Fonseca denunciou os erros humanos que poderão ter potenciado os efeitos das chuvas.
As consequências das enxurradas “poderiam ser menos gravosas se a Natureza não fosse tão agredida para dela se retirar, egoisticamente, recursos para produzir riqueza que fica concentrada na posse de uma minoria em detrimento e com prejuízos irreparáveis para a maior parte dos habitantes da terra”, salientou o responsável.
Várias dioceses brasileiras iniciaram campanhas de mobilização para ajudar as vítimas, enquanto que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e a Caritas local começaram no dia 12 a campanha “SOS Sudeste”, com o objectivo de reunir doações para a população atingida pelas chuvas.
O site da Caritas Brasileira informa que os donativos podem ser feitos nas contas com as seguintes referências: Caixa Econômica Federal – AG. 1041 – OP. 003 – C/C 1490-8; Banco do Brasil – AG. 3475-4 – C/C 32.000-5.
RM