Presidenciais: António José Seguro recebido pelo presidente da Conferência Episcopal

«Chaga social» da pobreza marcou encontro com D. José Ornelas

Foto Agência ECCLESIA/PR

Lisboa, 08 set 2024 (Ecclesia) – O candidato a presidente da República António José Seguro encontrou-se hoje com o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. José Ornelas, para debater questões sociais, como a habitação e a pobreza.

“Este é um problema grave, é uma chaga social que o país não conseguiu resolver nestes 50 anos e, a continuar neste ritmo, precisava de mais 100 para o poder resolver. Isto é inaceitável”, afirmou António José Seguro aos jornalistas, no final do encontro que decorreu na sede da CEP, em Lisboa, e contou também com a presença do secretário e porta-voz do episcopado, padre Manuel Barbosa.

“A dignidade humana exige que existam políticas públicas diferentes para tirar essas pessoas da pobreza”, acrescentou.

O candidato às presidenciais alertou para o “número excessivo de pobres” em Portugal, referindo “sintomas profundamente alarmantes”, como “o facto de haver trabalhadores que recebem o seu salário, mas mesmo assim continuam em situação de pobreza” ou a maior parte dos pobres “serem filhos de pais pobres e netos de avós pobres”.

Foto Agência ECCLESIA/PR

“Foi uma reunião onde houve muita convergência quanto à necessidade de resolvermos problemas para que, de facto, as famílias em Portugal possam ter uma melhoria na sua qualidade de vida”, disse António José Seguro, acrescentando que “outros temas, como a habitação, também estiveram presentes”.

O candidato a presidente da República manifestou a sua preocupação com as questões sociais em Portugal e reconheceu “na Igreja um papel muito relevante nessa área social”.

António José Seguro apresentou a candidatura à Presidência da República a meados de junho deste ano; o ato eleitoral, que elege o presidente da República para um mandato de cinco anos, vai ser realizado em janeiro de 2026.

PR

Partilhar:
Scroll to Top