Presépios regressam às aldeias algarvias

Os presépios marcam as tradições natalícias das aldeias do Algarve e este ano não são excepção.

Este ano há para visitar 21 presépios, que aderiram à iniciativa Presépios nas Aldeias do Algarve, inserida no Programa de Animação nas Aldeias do Algarve, iniciado em 2003 pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve.

Em Albufeira há para ver o presépio de Paderne (Largo junto à Igreja Matriz) e em Alcoutim há presépios em Martim Longo (imagens alusivas em vários pontos da aldeia) e Vaqueiros (Largo da Igreja).

Em Castro Marim aderiram à iniciativa o Azinhal (Centro Multiusos), Altura (junto à Junta de Freguesia), Castro Marim (Rua 25 de Abril, nº16) e Odeleite (Largo da Casa do Povo).

Em Faro, o presépio está instalado em Estói (Largo da Liberdade e Largo Ossónoba); em Lagos, a família mais «famosa» do Natal pode ser visitada em Bensafrim (junto do Mercado) e Odiáxere (Largo da Liberdade).

Loulé apresenta dois presépios, na Cortelha (Largo da Associação dos Amigos da Cortelha) e na Penina na freguesia de Benafim (Largo da Fonte).

Monchique junta-se à iniciativa com os presépios de Alferce (recinto de festas próximo da Igreja) e Marmelete (Largo junto à Igreja). Já em São Brás de Alportel há presépios para ver em Alportel (Centro Museológico), Corotelo (Jardim de Infância), Machados (Parque dos Poetas), Mesquita (Adro da Capela), Parizes (Parque da Serra) e Peral (Largo).

A terminar a ronda pelos presépios das aldeias do Algarve está Cachopo (Largo Francisco Passos junto à rotunda), no concelho de Tavira.

Com «Observatório do Algarve»

Partilhar:
Scroll to Top