D. José Policarpo desvaloriza comparações com João Paulo II
A presença de um Papa em Portugal é “um ponto de referência e um foco de atracção” considerou D. José Policarpo, Cardeal Patriarca de Lisboa.
A Peregrinação Internacional Aniversária de Outubro, no Santuário de Fátima, presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, tem como tema «Não vos conformeis com este mundo».
A actual Peregrinação decorre sob a certeza da presença de Bento XVI na peregrinação Internacional Aniversária de Maio, em 2010.
Sobre a comparação com a figura de João Paulo II, o Cardeal Patriarca de Lisboa afirmou que “todos os Papas são diferentes”. D. José Policarpo tem a certeza de que na altura de acolher Bento XVI “o que virá ao de cima é a presença do Papa”.
D. José Policarpo recordou Bento XVI como uma pessoa “diferente mas encantadora”.
“É um místico, um artista, tímido, com uma sensibilidade fora do comum, sentimo-nos bem na sua presença”, considerou.
“Cada Papa tem a graça própria do seu tempo para servir a Igreja”, sublinhou D. José Policarpo na conferência de imprensa antes do início da peregrinação.
O Cardeal Patriarca de Lisboa considerou que a tradição portuguesa tem uma “ligação particular e especial ao Papa”.
“Se há Igreja com especial ligação ao Papa é a Igreja portuguesa”.
A comparação com João Paulo II “é uma memória”, considerou D. José Policarpo.
Sobre a viagem de Bento XVI a Portugal, o Cardeal Patriarca de Lisboa adiantou que esta vai começar a ser preparada em Novembro, com achegada de um elemento da equipa de preparação das viagens papais.
Ainda sem um programa da visita, o Cardeal Patriarca adiantou que Bento XVI deverá chegar no dia 11 a Lisboa, para as visitas de Estado, seguindo depois para Fátima.
“Será uma visita curta” adiantou, acrescentando que na definição do programa “teremos em consideração o respeito que merece uma pessoa de 82 anos”.
Por sua vez, D. António Marto apontou que a visita de Bento XVI a Fátima é uma visita desejada por ambos os lados que finalmente encontra a sua concretização.
O bispo de Leiria – Fátima sublinha o “regozijo da visita do Santo Padre a Fátima, por esta honra e distinção nos concede”.
A vinda de Bento XVI é “muito significativa”, indicou.
“Este Papa escolhe as visitas que faz com muita uma atenção pastoral, espiritual e teológica muito profundas. Por isso, a sua vinda até nós confirma a relevância eclesial da mensagem de Fátima, inserida na História e deste Santuário também”, referiu D. António Marto.