Prémio Consagração atribuído à Irmã Maria Amélia Costa
A vencedora do Prémio Consagração 2007-2008 é a Irmã Maria Amélia Costa (na foto), da Congregação das Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição.
A atribuição do prémio é da responsabilidade da Associação Cultural Kerygma que “idealizou e instituiu os Prémios Kerygma da Música Católica” com o objectivo de incentivar a evangelização através da actividade musical, destacando e promovendo os melhores intérpretes e os melhores trabalhos musicais.
A distinção é feita ao melhor artista ou grupo, à melhor canção e ao melhor álbum.
Segundo destaca um comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a Irmã Maria Amélia Costa desenvolve “há longos anos” um repertório musical, inspirando a “rezar cantando” com temas que “interpelam, convidando à reflexão e, sobretudo, nos transmitem a paz que vem de Deus”.
Do seu percurso musical destacam-se os CDs como «Ele passou por aqui», «Como quem procura…», «Notícias de Deus», «Faz-te ao largo!», «Deus precisa de mim», «Pára um momento» e, mais recentemente, «No trilho da Luz».
O Prémio Consagração é atribuído para “reconhecer a riqueza de um percurso de vida musical ao serviço da evangelização”, destaca o comunicado.
Outros prémios
A divulgação dos nomeados para as categorias será feita a partir de 13 de Setembro.
O vencedor dos prémios em cada uma destas categoria será eleito por um júri independente (composto por Maria Manuela Almeida Carregado, Fernando José Cassola Marques e Miguel Mendes), em votação secreta realizada de acordo com o Regulamento.
A divulgação dos vencedores das categorias mencionadas será feita a partir de 26 de Setembro.
O prémio Consagração será atribuído para reconhecer a riqueza de um percurso de vida musical de um artista ou grupo ao serviço da evangelização.
O prémio Revelação tem por objectivo destacar a qualidade de um novo artista ou grupo promissor.
O prémio Evangelização será atribuído por votação pública através da Internet, para confirmar o artista ou grupo que mais tocou as pessoas com o seu desempenho e testemunho nos concertos de evangelização ao vivo em 2007-2008.
A votação online decorre entre os dias 27 de Setembro e 11 de Outubro, através do Portal Cristo Jovem, para que o público possa eleger, dentre os nomeados, o seu preferido para o Prémio Evangelização.
Percurso pessoal
A Irmã Maria Amélia nasceu na Ilha do Faial – Açores e fez os seus votos perpétuos a 12 de Setembro de 1976. Leccionou durante 15 anos nos colégios da sua congregação. Trabalhou como Coordenadora da Pastoral Juvenil Vocacional da sua Congregação, Membro do Governo Provincial da Congregação e Secretária Provincial. A religiosa integrou o grupo de trabalho da Pastoral Juvenil a nível nacional em colaboração com o Departamento do Apostolado dos Leigos e tem realizado acções de Formação para Animadores e Responsáveis da Pastoral a vários níveis (Dioceses, Movimentos Eclesiais, Movimento Oásis e Jufra).