Prémio SIGNIS em San Sebastián

O Júri SIGNIS da 57ª edição do Festival Internacional de Cinema San Sebastián/Donostia premiou o filme chinês “City of Life and Death”, de Lu Chuan, e atribuiu uma menção honrosa à película espanhola “Yo, También”, de Álvaro Pastor e Antonio Naharro.

Para o júri, a atribuição do prémio SIGNIS deve-se ao facto de “numa película que poderia ter sido unicamente violência, cólera e niilismo, na qual se relata um assalto à cidade chinesa de Nanjinj pelos japoneses em 1937, o realizador transmite uma marca de esperança”. “A sua grande qualidade cinematográfica é um grito contra todas as guerras e um cântico de solidariedade levada até ao sacrifício”, justifica o júri.

O filme chinês foi também premiado pelo júri oficial com a “Concha de Ouro”, de melhor filme, e com a “Concha de Prata” pela melhor fotografia.

Lu Chuan, realizador de “City of Life and Death”, juntamente com Wolfgang Hamdorf e Carlos Minondo, do júri SIGNIS, dintinguiu com Menção Honrosa o filme espanhol “Yo, También”, de Álvaro Pastor e Antonio Naharro. Para o júri, esta distinção é atribuída a uma película pela “sua arrojada proposta, o seu conseguido equilíbrio entre comédia e drama num filme que trata da vida partilhada e do amor de um jovem com síndrome de Down e uma jovem sem incapacidade aparente”. As excelentes interpretações transpa-recem sensibilidade, força de vivere crescimento pessoal de Daniel e Laura (representados por Pablo Pineda e Lola Dueñas).

O júri SINGIS era composto por Dominique Gerbaud (França), Hilde Van Liempt (Bélgica), Belén Ester Casas (Espanha), Carlos Minondo (Espanha) e Wolfgang Hamdorf (Alemanha).

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR