Pré-sínodo: «A Igreja é jovem, é nossa e precisa mesmo da nossa participação», diz dirigente escutista Rui Teixeira

Jovem português vai representar escutismo mundial católico

Lisboa, 17 mar 2018 (Ecclesia) – O português Rui Teixeira foi nomeado representante da Conferência Internacional Católica do Escutismo na reunião pré-sinodal convocada pelo Papa Francisco, onde quer levar as preocupações e a voz de todos os escuteiros.

“Espero que a presença no pré-sínodo seja um incentivo, sobretudo nos escuteiros – ‘Eu também tenho uma voz, também quero participar’ – porque a Igreja é jovem, é nossa e precisa mesmo da nossa participação”, disse à Agência ECCLESIA.

O dirigente do Corpo Nacional de Escutas (CNE) destaca que “não só há abertura como a estrita necessidade” de os jovens e os leigos, em geral, serem “protagonistas” na Igreja.

Para o entrevistado “há abertura” por parte da hierarquia, mas é necessário encontrar caminhos “para que os jovens se mexam”, façam formação e “queriam tornar-se protagonistas com voz na sociedade e na Igreja”.

Para o encontro no Pontifício Colégio Internacional “Maria Mater Ecclesiae”, em Roma, com início marcado para segunda-feira, Rui Teixeira “gostaria, mais do que falar” de ouvir o feedback dos jovens, por exemplo, da África ou da América Latina.

O Papa Francisco vai inaugurar a reunião pré-sinodal, que continua até 24 de março; Rui Teixeira espera “muito trabalho”, porque o programa “é bastante intenso”.

“Não temos muito tempo livre e o programa coloca vários trabalhos em subgrupos linguísticos e a receção de comentários que vêm de fora. Vai ser bastante trabalho e bastante reflexão, vai haver muita diversidade, pela minha experiência nestas coisas”, antecipa.

‘We talk together’ (Caminhamos Juntos) é o lema que vai reunir mais de 315 pessoas durante a próxima semana em Roma e o escuteiro português gosta particularmente deste mote, porque todos têm de “conversar”.

“Esta é também uma iniciativa onde pretendo esticar, enquanto escuteiro, mais o braço a quem não é escuteiro e tentarmos trabalhar em conjunto, para mostrar o que é que nós, Escutismo, temos a dizer acerca do que é trabalhar com os jovens”, adiantou o representante da Conferência Internacional Católica do Escutismo.

O jovem português assume que não vai representar apenas a Conferência Internacional Católica do Escutismo mas, “de alguma forma o escutismo todo” porque o Papa “pede para ouvir todos”.

“Sei por experiência que há cada vez mais associações a afastar-se não só da vivência católica mas de qualquer vivência religiosa”, desenvolveu.

Neste contexto, afirma que lhe compete dizer que “os jovens andam à procura, querem trabalhar a sua dinâmica espiritual”, embora às vezes não saibam como.

O pré-sínodo é uma das etapas de preparação para o Sínodo dos Bispos que vai ter como tema ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’, entre 3 e 28 de outubro, no Vaticano.

Segundo o jovem médico e professor universitário, de 30 anos, o tema “é muito sábio”, porque procura saber como cada um “olha para si mesmo, como é que olha para a sua fé”, que muitas vezes foi herdada, e pode estar “desanimada, adormecida”.

Dirigente há cinco anos, Rui Teixeira que fez o seu percurso escutista na Diocese de Setúbal e acompanha grupos paroquiais.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top