Portugueses celebram novos santos

Mais de 320 pessoas que viajaram de Portugal para assistir, ontem, à canonização de três novos santos, Daniel Comboni, Arnaldo Janssen e José Freinamemetz. A cerimónia, momento de grande densidade missionária, foi presidida por João Paulo II na Praça de São Pedro e contou com a presença de D. António Vitalino, Bispo de Beja, além dos superiores das províncias portuguesas dos missionários Combonianos e do Verbo Divino.

Na noite de sábado, véspera da canonização, os 250 peregrinos que acompanhavam os combonianos juntaram-se por grupos linguísticos para uma vigília animada com danças, cânticos, textos de Daniel Comboni e testemunhos.

Entre as mais de três centenas de portugueses que estavam em Roma havia um grupo de mais de 70 peregrinos que acompanhavam os missionários do Verbo Divino, a cuja congregação pertenciam os outros dois novos santos. “Os respectivos Institutos tiveram a preocupação de preparar uma excelente animação, situada no espírito dos novos santos, com vigílias, encenações, mesmo durante as próprias viagens, estimulando o compromisso missionário dos grupos”, relata à agência ECCLESIA, desde Roma, o Pe. António Rego, director do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja Católica.

Em Portugal os Missionários Combonianos celebraram esta data com uma Missa na capela do Seminário das Missões, em Viseu, que foi transmitida pela TVI. Conforme explica à Agência ECCLESIA o Pe. Jeremias Martins, “este é um local muito simbólico porque foi aqui que nós começamos a nossa obra em Portugal no ano de 1947”.

No dia 19 de Outubro tem lugar na Sé de Braga uma Eucaristia de Acção de Graças pela Canonização de Arnaldo Janssen, Daniel Comboni e José Freinademetz. Preside o Senhor Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga.

Partilhar:
Scroll to Top