Portugal: Universidade Católica vive «desafio da internacionalização» – Manuel Braga da Cruz

Ex-reitor está a trabalhar numa publicação dedicada aos 50 anos da instituição

Roma, 31 out 2017 (Ecclesia) – O ex-reitor da Universidade Católica Portuguesa, Manuel Braga da Cruz, considerou que a “internacionalização universitária” é um dos grandes desafios para uma instituição que queira “responder às necessidades do mundo” e “não apenas da sociedade portuguesa”.

“Temos um papel a desempenhar no mundo e queremos ocupá-lo”, disse em declarações que são  transmitidas hoje no Programa ECCLESIA (RTP2).

Em Roma, onde acompanhou as celebrações do 50.º aniversário da Universidade Católica Portuguesa, entre quinta e sexta-feira, Manuel Braga da Cruz explicou que existe também o desafio “da catolicidade da universidade”, da integralidade dos saberes, da multidisciplinaridade, “da integração de todos os saberes na sabedoria fundamental”.

O reitor da Universidade Católica Portuguesa, entre 2000 e 2012, está a escrever um livro pelas bodas de ouro da instituição de ensino, que é uma “obra coletiva”, recordando que entre o lançamento da ideia de criar uma universidade católica até à sua concretização se passaram “50 anos muito difíceis”.

“Antes de 1940, da assinatura da Concordata, não era possível uma Universidade Católica como a que temos hoje”, observa, sublinhando que a ideia que prevalecia era “criar uma universidade ou um instituto católico de ciências eclesiásticas”.

O antigo reitor revela que viveu a audiência com o Papa Francisco com “muita satisfação e emoção”, um gesto que quis “agradecer o ato de fundação” há 50 anos pela Santa Sé e “ganhar força” para continuar a responder ao que é pedido à UCP.

O Papa Francisco recebeu a 26 de outubro uma delegação de 150 colaboradores da UCP em audiência no Vaticano, presidida por D. Manuel Clemente, magno chanceler da instituição.

O cardeal-patriarca de Lisboa presidiu nesse dia a uma Missa em ação de graças, na igreja de Santa António dos Portugueses, em Roma; após a audiência com o Papa Francisco, decorreu uma sessão comemorativa na Universidade Pontifícia Gregoriana.

O programa inclui ainda uma Missa de Ação de Graças na igreja de Santa Ana, no Vaticano, esta sexta-feira, e um concerto de órgão na igreja de Santo António dos Portugueses.

HM/CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top