Portugal: Trabalhadores cristãos promovem encontro nacional sobre «contradições do mundo laboral»

Lisboa, 08 jun 2018 (Ecclesia) – A Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC/MTC) vai promover um encontro nacional sobre as “contradições do mundo laboral de hoje’, este domingo, em Leça do Balio (Matosinhos).

Numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, a LOC/MTC informa que espera cerca de 400 pessoas, entre militantes e amigos, no encontro nacional que começa com a Eucaristia, às 11h00, no Mosteiro de Leça do Balio, na Diocese do Porto.

Durante a tarde, o encontro continua no Centro Paroquial de Leça, onde às 14h00 está prevista uma introdução e apresentação das dioceses presentes e uma hora depois a comemoração de 30 anos de parceria entre os trabalhadores cristãos portugueses e a congénere KAB, da Alemanha.

‘Evangelho no mundo do trabalho – Identificar a presença de Deus no meio das contradições do mundo laboral de hoje’ é o lema mobilizador que termina depois da leitura da declaração do encontro, a partir das 16h30.

O movimento de ação católica está também a promover o seminário internacional – ‘Entendimento do mundo do trabalho e do emprego, na perspetiva da qualidade de vida e da Dignidade dos Trabalhadores’, até este sábado, na Arquidiocese de Braga.

A LOC/MTC – Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos – surge da fusão de dois movimentos, um masculino e outro feminino, a 10 de junho de 1974, e os atuais Estatutos foram aprovados pela Conferência Episcopal Portuguesa, em novembro de 1984.

O movimento nacional é membro do MMTC – Movimento Mundial dos Trabalhadores Cristãos, com sede em Bruxelas, e do MTCE – Movimento Trabalhadores Cristãos Europeus.

O MMTC (1966) é uma organização internacional católica, vocacionada para a educação, formação e evangelização dos trabalhadores e dos cidadãos mais pobres; congrega cerca de 50 movimentos nacionais, de quatro continentes – África, Ásia, América e Europa; Na última assembleia geral (Ávila, 2017) assumiram a temática ‘Terra, Teto e Trabalho para uma vida digna’.

CB

Partilhar:
Scroll to Top