Portugal: Serviço Nacional de Acólitos publicou livro «Ministério na Comunidade»

Fátima, 18 abr 2023 (Ecclesia) – O Serviço Nacional de Acólitos (SNA), da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), publicou o livro ‘O Acólito: Ministério na Comunidade’, um subsídio com “material de reflexão, estudo e oração” e “ajudar” na formação contínua e na espiritualidade destes agentes.

“Servir ao altar é servir a Cristo e aos irmãos, não só na celebração litúrgica, mas na liturgia da vida de cada dia. Servi a Cristo na Família, na Paróquia, na Escola, nos mais pobres, nos mais idosos, nos doentes, ou melhor a todos os que precisarem de vós”, assinala o presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade da CEP, no prefácio da nova publicação, enviado à Agência ECCLESIA, pelo Secretariado Nacional de Liturgia.

Segundo D. José Cordeiro, arcebispo de Braga, o sacramento do altar leva “ao sacramento do irmão, isto é, a Missa leva à missão” e agradece ao Serviço Nacional de Acólitos a publicação de “importantes textos” no livro ‘O Acólito: Ministério na Comunidade’.

“A Igreja presente em Portugal, em cada uma das nossas Dioceses alegra-se com a vossa juventude e entusiasmo no serviço da Liturgia”, afirma o o presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade dirigindo-se aos acólitos.

O Serviço Nacional de Acólitos, da Igreja Católica em Portugal, explica que queria entregar aos acólitos um subsídio de trabalho para os grupos das diferentes comunidades para que “pudessem ter material de reflexão, estudo e oração e ajudar na formação contínua, como ajuda à espiritualidade do acólito”.

A direção do SNA contextualiza que surgiram documentos com a celebração dos 25 anos da Peregrinação Nacional de Acólitos a Fátima, em maio de 2021, que queriam que chegassem ao maior número de acólitos, nomeadamente a carta do Papa Francisco aos acólitos portugueses e a nota da CEP, bem como a homilia dessa peregrinação do cardeal D. Jean-Calude Holerich, arcebispo do Luxemburgo, presidente do Coetus Internationalis Ministrantium.

Para além destes documentos, no livro ‘O Acólito: Ministério na Comunidade’, encontra-se também uma “síntese histórica e pastoral sobre os acólitos” escrita por vários elementos o Serviço Nacional de Acólitos, e outros elementos que ajudassem os acólitos a “aprofundar a sua espiritualidade”, como conhecer os patronos, São Francisco Marto e São Tarcísio, uma catequese sobre o discipulado e esquemas de orações para “fazer em grupo ou individualmente”.

“É nosso desejo que esta publicação seja de facto uma ajuda na formação de cada grupo de acólitos. Olhar para estes documentos e textos, estudá-los, analisá-los e rezá-los é o que propomos a todos vós”, acrescenta o Serviço Nacional de Acólitos na apresentação da obra que pode ser consultada no sítio online do Secretariado Nacional de Liturgia.

No próximo dia 1 de maio, o SNA promove a 27ª Peregrinação Nacional dos Acólitos (PNA) a Fátima, com o tema ‘Levanta-te e parte com alegria’, a partir das 10h00.

Serviço Nacional de Acólitos é um departamento do Secretariado Nacional de Liturgia, destinado a promover e apoiar o exercício do ministério dos Acólitos, segundo as orientações da Igreja; em novembro de 2022 realizou a sua reunião plenária e, no dia 7, apresentou a nova direção nomeada pela Comissão Episcopal Liturgia e Espiritualidade, composta pelo padre Luís Leal, por José Campos e Beatriz Silva.

CB

 

Partilhar:
Scroll to Top