Portugal: Semana Nacional da Educação Cristã desafia a testemunhar a santidade e a alegria

«Ser Feliz é Ser Santo» é lema que mobiliza catequese, disciplina de EMRC e Escolas Católicas

Lisboa, 11 out 2018 (Ecclesia) – A Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) publicou a nota para a Semana Nacional da Educação Cristã 2018, com desafios à comunidade educativa, de 19 a 28 de outubro.

“É preciso sair de nós para vermos a felicidade entrar em nós. Era a compaixão de Jesus que o impelia a sair de Si mesmo a fim de anunciar o caminho da felicidade, curando e libertando as pessoas de todo o mal”, escreve a CEECDF sobre o desafio do Papa Francisco que querem lançar, “de modo muito especial”, aos pais, avós, professores, catequistas, sacerdotes, diáconos e todos os educadores cristãos.

Na nota pastoral, a comissão explica que o convite é a serem, no mundo, “testemunhas da santidade e da consequente alegria” com que se entregam aos educandos que lhes são confiados.

A Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé explica que Jesus nas Bem-Aventuranças traça “o caminho da felicidade que Ele próprio percorreu, enquanto Filho de Deus”.

Neste âmbito, assinala-se que Jesus “une explicitamente a felicidade à santidade”, que o caminho proposto “colide com aquele que o mundo propõe”.

A nota realça que o Papa Francisco, na exortação ‘Gaudete et Exsultate’ (Alegrai-vos e Exultai), propõe o modelo cristão de felicidade “como alternativa ao da sociedade consumista e egoísta”.

A Igreja Católica em Portugal lembra que “não basta estar conectados”, mas que é necessário que a ligação “seja acompanhada pelo encontro verdadeiro, como um meio para viver a caridade com os outros”.

“Uma cultura que se apodera das novas tecnologias, das redes sociais, que tanto bem podem fazer (informação fidedigna, comunhão entre as pessoas, crescimento e aprimoramento do saber), mas que, por sua vez, comporta muitos riscos”, desenvolve o texto.

A nota pastoral ‘Ser Feliz é Ser Santo’ incentiva a “uma felicidade que compromete em transformar o mundo” e sublinha a “importância” da abertura “aos outros”.

“A santificação é um caminho comunitário. Partir de Cristo, da intimidade do seu amor, para agir na sociedade, é santificar-se e santificar o mundo”, acrescenta o documento publicado no sítio online ‘Educris’.

Do programa da Semana Nacional da Educação Cristã [Catequese, EMRC, Escolas Católicas] 2018 destaca-se a quarta Peregrinação Nacional das Escolas Católicas, a partir das 10h00, a 19 de outubro, e as Jornadas Nacionais de Catequistas, de 26 a 28 deste mês, também em Fátima.

A Eucaristia de encerramento vai ser presidida por D. Nuno Brás, bispo auxiliar de Lisboa e vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, a partir das 11h00, na igreja do Seminário de Penafirme, na Póvoa de Penafirme, A-dos-Cunhados, com transmissão pela Rádio Renascença e pela TVI.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top