Fátima, 19 jul 2018 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional de Liturgia (SNL) publicou o livro ‘Universo Orante’, da autoria da irmã Maria José Diegues de Oliveira, uma obra que “pode ajudar a educar o olhar e a atenção para as mensagens de Deus” no mundo.
“Tomar consciência de um amor permanente que nos envolve e recria é o grande propósito deste livro”, explica o presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade na apresentação da nova publicação da religiosa das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado (SFRJS).
Na informação enviada hoje à Agência ECCLESIA pelo SNL, D. José Cordeiro refere que o novo livro ajuda a rezar na “consciência de uma comunhão orgânica entre o ser humano e a terra, a qual o próprio Deus assume”.
O também bispo da Diocese de Bragança-Miranda explica que em ‘Universo Orante’ há meditações, “em forma de monólogos”, sobre alguns elementos do universo que, tanto na Bíblia como na Liturgia, “são como que ingredientes de oração e de louvor”.
“Muitas vezes a excessiva espiritualização das realidades, fez crer que tudo o que era material era avesso às coisas de Deus”, realça.
Segundo o presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade, a autora considera “um erro” que a Liturgia vive de “coisas do outro mundo”, porque “este mundo é o mundo de Deus e a eternidade planta-se no tempo”.
D. José Cordeiro realça que as pessoas são chamadas “a dar um sentido” ao que celebram, uma vez que a Liturgia “não está longe do dia a dia, não é uma interrupção”, mas “fonte na linha do tempo”.
Com o tema ‘Liturgia e Espiritualidade’, o Secretariado Nacional de Liturgia vai promover o seu encontro nacional de reflexão, entre 23 a 27 julho, em Fátima.
CB/PR