Fátima, 15 fev 2023 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional de Liturgia (SNL), da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), publicou um pontifical para a Instituição de Catequistas, que deve ser considerado “típico” para a Igreja Católica em Portugal, “oficial para o uso litúrgico”.
“O ministério do Catequista ocupa um lugar significativo no conjunto dos ministérios e serviços de evangelização, tendo em conta a importância da Catequese e da pessoa do Catequista no crescimento da fé”, lê-se numa nota do SNL enviada hoje à Agência ECCLESIA.
O Papa Francisco instituiu o ministério de catequista, na Igreja Católica, através da carta apostólica (Motu Proprio) ‘Antiquum ministerium’, publicada, no dia 11 de maio de 2021, pelo Vaticano.
“Convém que, ao ministério instituído de catequista, sejam chamados homens e mulheres de fé profunda e maturidade humana, que tenham uma participação ativa na vida da comunidade cristã, sejam capazes de acolhimento, generosidade e vida de comunhão fraterna, recebam a devida formação bíblica, teológica, pastoral e pedagógica para ser solícitos comunicadores da verdade da fé e tenham já maturado uma prévia experiência de catequese”, precisa.
O Secretariado Nacional de Liturgia informa que o Rito de Instituição de Catequistas foi aprovado pela Conferência Episcopal Portuguesa e recebeu o “Decreto da Confirmatio” do Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos da Santa Sé.
CB