Sacerdote do Patriarcado de Lisboa, falecido em 2020, escreveu «Eucaristia e Igreja em Santo Ambrósio de Milão»
Fátima, 06 mai 2021 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional de Liturgia (SNL) publicou a tese de licenciatura do cónego Luís Manuel Pereira da Silva, falecido a 12 de junho de 2020, sobre o tema ‘Eucaristia e Igreja em Santo Ambrósio de Milão’.
“O cónego Luís Manuel não foi apenas um aplicado estudioso das antigas fontes litúrgicas. Como pároco da Sé e formador, concretizou e ensinou o que sabia, aliando o conhecimento à capacidade de comunicação, muito clara e sugestiva”, destaca o cardeal-patriarca de Lisboa, no prefácio do novo livro.
D. Manuel Clemente explica que dos textos de Santo Ambrósio, que o autor comenta na publicação do SNL, “ressaltam dinamismo e participação comunitária, ligando Eucaristia e Igreja”.
“Um dinamismo constante, de Deus provindo e para Deus remetendo, comunitariamente atuado. Num passo particularmente elucidativo, o autor detalha, seguindo Santo Ambrósio, o dinamismo eucarístico – eclesial”, acrescenta.
No prefácio, D. Manuel Clemente começa por assinalar que falecido o autor e por concluir o texto, “fica ainda assim como testemunho de um sério labor, de grande consistência e oportunidade”.
“A consistência vem do estudo apurado que fez sobre textos de Santo Ambrósio (tese de licenciatura em Liturgia no Pontifício Instituto Litúrgico Anselmiano) e que relacionam dois temas cristãos essenciais: Eucaristia e Igreja. A oportunidade advém do modo como o faz, articulando dinamicamente uma e outra, como era próprio do século IV e foi muito sublinhado na doutrina do Concílio Vaticano II e na prática eclesial contemporânea”, desenvolve.
O Secretariado Nacional de Liturgia informa que o cónego Luís Manuel Pereira da Silva licenciou-se em Filosofia (1982) e Teologia (1992), em Lisboa, pelas respetivas faculdades da Universidade Católica Portuguesa; De 1992 a 1996, foi estudante residente do Pontifício Colégio Português, em Roma, e desenvolveu os estudos no Instituto Pontifício Litúrgico, do Ateneu de Santo Anselmo, onde concluiu a licenciatura canónica em Liturgia, bem como a parte curricular do Doutoramento.
O sacerdote, pároco da Sé de Lisboa desde 1996, faleceu “devido a doença oncológica”, a 12 de junho de 2020.
Nascido a 2 de setembro de 1956, em São José, no centro da cidade de Lisboa, e ordenado a 28 de novembro de 1993, nos Jerónimos, pelo cardeal Ribeiro, este sacerdote era diretor do Departamento de Liturgia do Patriarcado, colaborador do Secretariado Nacional de Liturgia e professor na Universidade Católica Portuguesa.
Mestre das Cerimónias Patriarcais, desde 1998, Luís Manuel Pereira da Silva foi criado cónego do Cabido da Sé em 8 de dezembro de 2003, era professor de Liturgia na Universidade Católica Portuguesa e assistente da Associação de Professores Católicos.
Em 2018, o cónego Luís Manuel Pereira da Silva celebrou 25 anos de ordenação sacerdotal.
CB/OC