Fátima, 06 abr 2018 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional da Liturgia (SNL) publicou dois livros com ‘Cânticos para a Celebração do Matrimónio’ e já tem disponível a Agenda Litúrgica 2019, com a “novidade” de “um pequeno calendário de bolso”.
“A escolha dos cânticos não é de menor relevância na preparação cuidadosa para a celebração do Matrimónio”, realça o SNL.
Uma nota enviada hoje à Agência ECCLESIA informa que publicou duas edições do livro ‘Cânticos para a Celebração do Matrimónio’, “um para o coro” e outro “apenas para os instrumentos – trompete, trompa, violino”, entre outros.
O secretariado da Comissão Episcopal de Liturgia e Espiritualidade contextualiza que os cânticos sugeridos para a celebração do matrimónio partem do “Rito próprio da celebração do Matrimónio”: Cânticos de entrada, salmo responsorial, versículos da aclamação antes do Evangelho, pós-consentimento matrimonial e entrega das alianças, ofertório, comunhão, cântico final.
Para além dos diversos cânticos “é proposto o acompanhamento organístico, sempre que ele exista” e um eventual momento simbólico da entrega do ramo à Virgem Santa Maria, Mãe de Deus e Mãe da Igreja.
Na coletânea dedicada à parte instrumental são apresentados “alguns arranjos” para diversas formações instrumentais, que podem ser úteis para “o enriquecimento da celebração”.
O SNL informa que as composições musicais como Marcha nupcial, de Mendelssohn, Marcha nupcial, de Wagner, Largo, de Haendel, Ave Maria de Gounod e de Schubert, Aria de Igreja, de Stradella, “nunca poderão substituir” os cânticos próprios da liturgia matrimonial mas poderá, eventualmente, ser admitido o seu uso em momentos como a entrada individual de cada noivo e na saída.
O Secretariado Nacional da Liturgia divulga também que já tem disponível a Agenda litúrgica para 2019, para a celebração eucarística e o Ofício Divino, com os próprios de Portugal e Cabo Verde.
Neste contexto, destaca ainda a novidade de um Calendário da Liturgia apenas “com o essencial para cada dia do ano”.
O livro de bolso para além da indicação do Leccionário, o volume da Liturgia das Horas e a respetiva Semana do Saltério tem um espaço para algumas anotações, que pode ser “útil para os Leitores, Acólitos, Ministros Extraordinários da Comunhão”, entre outros ministérios.
O secretariado da Igreja Católica em Portugal a quem adquirir a Agenda Directório Litúrgico de 2019, em capa dura, oferece o Calendário da Liturgia, em formato de bolso.
CB