Fátima, 19 mar 2021 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional da Liturgia publica hoje o livro ‘Sagrada Família – Casa de Oração’, um novo devocionário no contexto do ‘Ano Família Amoris Laetitia’, convocado pelo Papa Francisco, e que começa na Solenidade de São José.
“É um excelente subsídio pastoral para ajudar as famílias a aprofundar a sua identidade de “igrejas domésticas”, crescer na relação com Deus e fortalecer os laços de comunhão e de amor dos seus membros, redescobrindo, aprofundando e rezando, a partir do riquíssimo conteúdo da Amoris Laetitia”, destaca D. Joaquim Mendes, presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família da Igreja Católica em Portugal.
Na informação enviada à Agência ECCLESIA, pelo Secretariado Nacional da Liturgia, o bispo auxiliar de Lisboa lembra que “muitas famílias foram duramente provadas pela pandemia” e são ameaçadas por outras «pandemias»,e refere o “Senhor ressuscitado assegura-lhes a sua presença”, edifica-as como «igreja doméstica» e concede-lhes “a graça necessária para testemunhar o amor de Deus e a viver a vida de comunhão”, citando a Amoris Laetitia’ (AL 63).
O presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família explica que o novo devocionário “propõe-se ajudar cada núcleo familiar a configurar-se segundo o modelo da Família de Nazaré e a colocar-se sobre a sua proteção”, com as variadas formas de oração que oferece.
‘Sagrada Família – Casa de Oração’ é inspirado na exortação Apostólica ‘Amoris Laetitia’, em algumas intervenções do Papa Francisco e do Papa São João Paulo II sobre a família, com diversas propostas e modalidades de oração para as famílias.
O Papa Francisco no dia 27 de dezembro de 2020, Festa da Sagrada Família, anunciou um ‘Ano Família Amoris Laetitia’, que começa esta sexta-feira, Solenidade de São José, e termina com a celebração do X Encontro Mundial das Famílias, em junho de 2022, em Roma.
Na introdução do novo livro, o padre José Manuel Pereira Ribeiro Gomes explica que a nova publicação é uma proposta para que “o Ano da Família seja um momento de renovação e crescimento espiritual”.
O sacerdote, que exerce as funções de oficial na Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos (Santa Sé), refere que o Papa Francisco procura “fazer chegar a todas as famílias do mundo” um momento de “reflexão e estudo para ajudar a viver a riqueza da doutrina da Igreja”, especialmente aquela que é proposta na exortação apostólica ‘Amoris Laetitia’, através de várias propostas de carácter espiritual, pastoral e cultural.
“O presente livro recorda a necessidade constante de pedir a intercessão da Sagrada Família para as dificuldades que cada família afronta diariamente, sobretudo nos confinamentos em que a pandemia obriga a viver”, acrescenta o padre José Manuel Pereira Ribeiro Gomes.
‘Sagrada Família – Casa de Oração’ é publicado esta sexta-feira no início do ano especial da família e no dia que a Igreja Católica assinala a solenidade litúrgica de São José, e o Secretariado Nacional da Liturgia também tem um devocionário dedicado a São José intitulado ‘Guardião do Redentor’, no contexto do ano que a Igreja lhe dedica até dezembro.
CB/OC