Papa Francisco vai receber uma Bíblia, em suporte digital, «feita da multiculturalidade que atravessa e enriquece» Portugal
Lisboa, 13 fev 2023 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), da Conferência Episcopal Portuguesa, é parceiro do projeto ‘Biblie’, uma iniciativa da Sociedade Bíblica, que vai gravar a ‘Bíblia’, em formato audiovisual, com “vários rostos e vozes, diferentes etnias e sotaques”.
Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, o SNEC explica que acarinhou o novo projeto ‘Biblie’, “desde a sua génese”, e para a sua conceção e desenvolvimento foi pedida a colaboração de professores da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) “em diferentes geografias e contextos, nomeadamente do Porto, Aveiro e Lisboa”.
A Sociedade Bíblica, organização cristã, informa que este projeto destina-se “a todas as escolas em Portugal”, o objetivo é “dar voz e rosto às histórias bíblicas”, através da gravação da sua leitura em voz alta.
O foco do projeto ‘Biblie’ “não se prende tanto com o desempenho de cada leitor”, mas com a disponibilidade para “dar o «corpo» à Palavra e promover a divulgação da mesma”, de forma dinâmica e multicultural nas escolas e nas redes sociais.
Segundo o Secretariado Nacional da Educação Cristã, este novo projeto vai também ser um contributo para “reforçar as aprendizagens” nos domínios da disciplina de EMRC, “nomeadamente pelo contacto com os textos bíblicos”.
A Sociedade Bíblica de Portugal acrescenta que para além da resposta dos alunos professores da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica ao apelo do Papa para “a importância de conhecer e ler a Bíblia”, e acrescenta que o projeto ‘BIblie’ também vai ser oferecido a Francisco “a propósito das Jornadas Mundiais da Juventude” (JMJ).
A próxima edição internacional da JMJ, o maior encontro mundial de jovens promovido pela Igreja Católica, iniciado em 1986 por iniciativa do Papa São João Paulo II, vai decorrer pela primeira vez em Portugal, de 1 a 6 de agosto deste ano.
A Sociedade Bíblica informa que o Papa Francisco vai receber uma “Bíblia em suporte digital feita da multiculturalidade que atravessa e enriquece o país”.
A organização cristã explica ainda que o nome ‘Biblie’, o projeto que quer “dar cara e voz à Bíblia”, inspira-se nas palavras ‘selfie’ – fotografia digital, o autorretrato – e Bíblia.
A Conferência Episcopal Portuguesa também está a desenvolver um projeto de tradução da Bíblia e, desde agosto de 2021, um novo livro da Bíblia é disponibilizado mensalmente em formato digital.
Em março de 2019, a CEP apresentou o primeiro volume da nova tradução da Bíblia em português feita por 34 investigadores a partir das línguas originais, com a publicação da edição de ‘Os Quatro Evangelhos e os Salmos’.
CB/OC