Fátima, Santarém, 07 out 2015 (Ecclesia) – Os Institutos Religiosos de inspiração carmelita e teresiana promovem o congresso «Às voltas com Deus», no encerramento do V Centenário do Nascimento de Santa Teresa de Jesus, de 16 a 18 de outubro, na Domus Carmeli, em Fátima.
“Todos nos esforçamos para purificar e aperfeiçoar a nossa fé. Para tal é preciso colocarmo-nos numa atitude de busca permanente”, explica a organização do congresso num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.
O congresso ‘Às Voltas com Deus’ apresenta “uma mulher que andou às voltas com Deus” e que continua a “ajudar e guiar” nessa procura e, neste contexto, os Institutos Religiosos de inspiração carmelita e teresiana propõem sete conferências entre os dias 16 a 18 de outubro.
A conferência inaugural do congresso ‘Tempo e Vida de Teresa de Jesus’ vai ser apresentada pelo padre Jeremias Vechina; o sacerdote carmelita, padre Armindo Vaz, fala sobre ‘A Experiência de Deus em S. Teresa de Jesus’ e o padre Salvador Ros Garcia de ‘Encontro e Conversão’.
Estão ainda previstas as intervenções de Teresa Messias “’Procura-me em Ti’. Seguimento de Cristo como Peregrinação ao Centro do ‘Eu’”; a “Comunidade, lugar de encontro”, por Anabela Rodrigues e os temas “Pedagogia da Oração” e “Às Voltas com Deus no Séc. XXI” são apresentados respetivamente pelos padres Agostinho Leal e Emílio Martinez.
Do programa das celebrações do 5.º centenário do nascimento de Santa Teresa de Ávila, em Portugal, consta ainda uma peregrinação nacional teresiana, que culminará com um musical no Centro Paulo VI, a 18 de outubro, em Fátima.
Depois, entre 22 e 24 de outubro tem ainda lugar o congresso ‘História da Reforma Teresiana em Portugal’, também em Fátima.
Santa Teresa de Jesus, que nasceu a 28 de março de 1515, iniciou a reforma da família Carmelita; morreu em Alba de Tormes, Salamanca, no ano de 1582 e foi proclamada doutora da Igreja pelo Papa Paulo VI, em 1970.
CB/OC