Portugal: Reitor do Santuário de Fátima conta com o novo Papa para celebrações de 2017

Centenário das aparições é data previsível para o convite a Francisco

Santarém, 14 mar 2013 (Ecclesia) – O reitor do Santuário de Fátima conta “com a presença” do Papa Francisco no centenário das aparições da Virgem Maria na Cova da Iria, a celebrar em 2017.

O padre Carlos Cabecinhas disse à Agência ECCLESIA que compete ao bispo diocesano, D. António Marto, e à Conferência Episcopal Portuguesa “fazer esse convite”, lembrando que os predecessores do Papa argentino, João Paulo II e Bento XVI, foram muito “ligados a Fátima”.

O reitor espera que o Papa seja “também mariano” e recorda que o “Santuário de Fátima tem projeção mundial”.

Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991, 2000) e Bento XVI (2010) visitaram a Cova da Iria durante as suas passagens por Portugal.

Segundo o padre Carlos Cabecinhas, o novo Papa terá “novos desafios” relacionados com o “crescimento da Igreja noutros continentes” e com “a evangelização no continente europeu”.

Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, arcebispo de Buenos Aires, foi eleito como sucessor de Bento XVI ao quinto escrutínio do Conclave, após pouco mais de 24 horas de votações à porta fechada, na Capela Sistina.

O Santuário de Fátima emitiu uma nota, no seu site, a saudar a escolha do Papa Francisco: “Rogamos a Nossa Senhora de Fátima para que guie a sua vida e o seu ministério”.

LFS/OC

Partilhar:
Scroll to Top