Portugal: Reflexão sobre a catequese teve adesão «alargada» dos agentes pastorais

D. Manuel Pelino acompanha trabalhos e vê «entusiasmo nas respostas dos catequistas»

Fátima, 07 nov 2016 (Ecclesia) – O presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé destacou o “entusiasmo nas respostas que vieram dos catequistas” ao documento ‘Catequese: a alegria do encontro com Jesus Cristo’ que vai ser debatido pelos bispos portugueses, em Fátima.

“A resposta foi mais entusiasta, mais alargada, mais participativa do que os próprios secretariados (diocesanos) esperavam. A catequese não nasce apenas dos livros, hoje nasce muito do acompanhamento pessoal das pessoas”, disse D. Manuel Pelino à Agência ECCLESIA.

Segundo o responsável pela Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé nas respostas recebidas à reflexão nacional que tenta perceber prioridades que deviam ser definidas na catequese percebem que os catequistas “sentem necessidade de se ligar às famílias”, que não são professores mas alguém que “acompanha”, que “ajuda a pessoa a crescer”.

“[Catequistas] respeitam a liberdade e vão procurando que eles sigam um caminho que progrida na luz para uma vida mais plena, mais livre, mais fraterna e ajudam a construir um mundo mais justo, mais de acordo com o reino de Deus”, acrescentou o também bispo de Santarém.

O documento ‘Catequese: a alegria do encontro com Jesus Cristo’ teve como principal objetivo fomentar a reflexão sobre a catequese atual e vai estar em análise na Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa, que começa hoje a partir das 16h00, em Fátima e termina esta quinta-feira.

Segundo o prelado foram distribuídos “50 mil exemplares” do documento ‘Catequese: a alegria do encontro com Jesus Cristo’, foi enviado a “todos os catequistas”.

D. Manuel Pelino assinala que foi uma consulta a partir de “novas perspetivas” que vêm do Concílio Vaticano II mas “agora muito mais avivadas com o Papa Francisco” e que estão relacionadas “com a fé como Boa Nova, como caminho de alegria, com uma espiritualidade profunda que se estava um pouco a perder”.

“A ligação à família, à escola, à sociedade, a muitos movimentos educativos”, exemplificou.

O presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé adiantou ainda que está a “acompanhar e ler o trabalho” das bases que “é uma reflexão profunda” e com “perspetiva positiva, com vontade de renovar”.

“A gente deve aprender com aqueles que estão no terreno. Noto esse entusiasmo nas respostas que vieram dos catequistas”, acrescentou D. Manuel Pelino.

Da 190.ª assembleia plenária da CEP vão sair, entre outros, uma carta pastoral sobre o Centenário das Aparições em Fátima; Os trabalhos terminam com uma conferência de imprensa para apresentação do comunicado final, a partir das 14h30 desta quinta-feira, 10 de novembro, na Casa de Nossa Senhora das Dores.

OC/CB

 

Partilhar:
Scroll to Top