Portugal: Presidente vai condecorar chefe de protocolo da Secretaria de Estado do Vaticano

Monsenhor José Avelino Bettencourt, luso-canadiano, distinguido com a comenda da Ordem de Cristo

Lisboa, 26 abr 2013 (Ecclesia) – O presidente da República Portuguesa vai condecorar esta segunda-feira o chefe de protocolo da Secretaria de Estado do Vaticano, monsenhor José Avelino Bettencourt, com a comenda da Ordem Militar de Cristo.

O sacerdote luso-canadiano vai ser recebido por Aníbal Cavaco Silva em Belém, às 15h30, para uma audiência que antecede a cerimónia de agraciamento, adianta a Presidência da República, em comunicado divulgado pela sua assessoria para a Comunicação Social.

A condecoração foi proposta pelo Governo e entre os fundamentos está “a profunda dedicação ao seu país e o orgulho que sempre manifesta em ser português, apesar da condição de dupla nacionalidade”, indicou à Lusa fonte da Presidência.

Monsenhor Bettencourt foi nomeado por Bento XVI como novo chefe de protocolo da Secretaria de Estado do Vaticano, cargo ligado às relações com o corpo diplomático, em novembro de 2012.

O diplomata de carreira da Santa Sé, com o título de conselheiro de Nunciatura (equivalente a conselheiro de Embaixada), é natural dos Açores, tendo acompanhado a sua família que emigrou para o Canadá, onde foi ordenado padre em 1993, fazendo parte do presbitério de Ottawa.

O sacerdote frequentou a Academia Eclesiástica em Roma e formou-se em Direito Canónico antes de entrar no serviço diplomático da Santa Sé em 1999.

Depois de ter trabalhado na representação diplomática da Santa Sé na República Democrática do Congo, monsenhor José Bettencourt passou à secção para as relações com os Estados, do Vaticano.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR