Cavaco Silva elogiou instituição como «referência» para o país
Lisboa, 05 dez 2013 (Ecclesia) – O presidente da República conferiu hoje o título de Membro Honorário da Ordem do Infante D. Henrique à Fundação Eugénio de Almeida, por ocasião do seu 50.º aniversário.
Aníbal Cavaco Silva referiu-se à instituição sediada em Évora como uma “referência no panorama nacional”, destacando a sua ação “desenvolvimento social, cultural e espiritual” de Portugal.
Criada por disposição testamentária de Vasco Maria Eugénio de Almeida, os estatutos da Fundação Eugénio de Almeida datam de 12 de agosto de 1963 e foram publicados no Diário do Governo, II Série, de 10 de outubro do mesmo ano.
A Ordem do Infante D. Henrique destina-se a distinguir quem tiver prestado “serviços relevantes a Portugal, no país e no estrangeiro, assim como serviços na expansão da cultura portuguesa ou para conhecimento de Portugal, da sua história e dos seus valores”.
Recebeu a condecoração o presidente do Conselho de Administração, cónego Eduardo Pereira da Silva.
A Fundação Eugénio de Almeida é uma instituição portuguesa de direito privado e utilidade pública, “cujos fins estatutários se concretizam nos domínios cultural e educativo, social, e espiritual, visando o desenvolvimento humano pleno, integral e sustentável da região de Évora”.
“Esta distinção é um reconhecimento da trajetória da obra filantrópica de Vasco Maria Eugénio de Almeida em prol da cidade de Évora e da sua região. O nosso obrigado a todos os que têm ajudado a construir a Fundação como um grande projeto de serviço à comunidade”, refere uma nota da instituição.
A administração da Fundação Eugénio de Almeida está confiada a um Conselho composto por cinco membros: um representante da Arquidiocese de Évora, que preside, um representante da Universidade de Évora, um delegado do corpo docente do Instituto Superior de Teologia de Évora e dois vogais cooptados pelos anteriores.
OC