Portugal: Presidente da República recebeu as cartas credenciais do novo núncio apostólico

D. Andrés Carrascosa Coso é natural de Espanha e chegou a Portugal depois de ter sido representante do Papa no Panamá, Equador, na República do Congo e no Gabão

Foto Presidência da República, Apresentação das Cartas Credenciais do Núncio Apostólico em Portugal

Lisboa, 09 fev 2026 (Ecclesia) – O presidente da República recebeu hoje as cartas credenciais do novo núncio apostólico em Portugal, D. Andrés Carrascosa Coso.

De acordo com uma nota publicada na página da internet da Presidência da República, a cerimónia decorreu no Palácio de Belém, com a presença do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros.

Foto Agência ECCLESIA/PR, Carimónia de apresentação das Cartas Credenciais do núncio apostólico em Portugal

A cerimónia de apresentação das cartas credenciais começou diante do Mosteiro dos Jerónimos, com uma saudação de D. Andrés Carrascosa Coso à Guarda Nacional Republicana, seguindo depois para o Palácio de Belém, onde foi entoado o Hino Nacional no Páteo dos Bichos.

D. Andrés Carrascosa Coso foi nomeado pelo Papa Leão XIV núncio apostólico em Portugal no dia 11 de dezembro de 2025 e chegou a Lisboa na última terça-feira, depois de ter sido embaixador da Santa Sé no Equador, desde 2017, no Panamá, entre 2009 e 2017, e na República do Congo e no Gabão, entre 2004 e 2009.

Em declarações à Agência ECCLESIA, o núncio apostólico em Portugal afirmou que “quer conhecer” o país e cultivar a proximidade.

“Acho que é preciso entrar com uma atitude de humildade. Não pode chegar a um país e pretender que já pode conhecer e falar.  Proximidade significa essa humildade de se colocar à escutar das pessoas, das situações, das culturas”, afirmou.

Ordenado padre aos 24 anos, foi chamado para a diplomacia do Vaticano, onde começou a colaborar na Libéria, tendo passado pela Europa, Américas, pela Secretaria de Estado e as Nações Unidas.

Na entrevista à Agência ECCLESIA, D. Andrés Carrascosa referiu-se ao processo de nomeação dos bispos, garantindo que tem por hábito, nos últimos 22 anos, promover consultas a “mais do dobro”, das pessoas, a “alguns bispos, alguns padres, alguns religiosos, algumas religiosas, alguns leigos, algumas leigas”, porque “Povo de Deus são todos”.

Após a sessão de boas-vindas, na última terça-feira, e a apresentação das cartas credenciais, esta manhã, o núncio apostólico vai estar em Fátima esta terça-feira e visitar as localidades mais atingidas pelas tempestades dos últimos dias.

PR

Partilhar:
Scroll to Top