António Almeida Ribeiro ocupa cargo que foi deixado vago por Manuel Tomás Fernandes Pereira há nove meses
Lisboa, 23 jan 2013 (Ecclesia) – O presidente da República Portuguesa nomeou António Almeida Ribeiro, até agora secretário-geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), como embaixador de Portugal na Santa Sé, sob proposta do Governo.
O decreto de nomeação foi publicado hoje em ‘Diário da República’, dois meses e meio após a confirmação do novo representante diplomático pelo MNE.
António Almeida Ribeiro substitui assim Manuel Tomás Fernandes Pereira, que passou à disponibilidade no dia 2 de abril de 2012, quando completou 65 anos.
O homem escolhido pelo governo português como representante diplomático no Vaticano nasceu em Lisboa e é formado em Direito pela Universidade de Coimbra.
Antigo diretor-geral de Política Externa, o até agora chefe da carreira diplomática desempenhou as funções de embaixador em Buenos Aires e no Cairo e foi número dois na representação de Portugal junto da União Europeia.
Com a última reorganização do Ministério dos Negócios Estrangeiros, a Direção de Serviços de Assuntos Europeus inclui nas suas competências as relações com a Rússia e a Santa Sé.
A Santa Sé, enquanto órgão soberano da Igreja Católica, mantém atualmente relações diplomáticas com 179 Estados, somando-se ainda a União Europeia, a Ordem Soberana de Malta e a Organização para a Libertação da Palestina.
OC