Portugal: Presidente da Irmandade da Torre dos Clérigos distinguido pelo Ministério da Saúde

Padre Américo Aguiar recebeu medalha de mérito pelos serviços prestados pela instituição católica naquele setor

Lisboa, 08 abr 2017 (Ecclesia) – O padre Américo Aguiar,  presidente da Irmandade dos Clérigos, recebeu a Medalha de Mérito Grau Ouro do Ministério da Saúde, em reconhecimento pelos serviços prestados pela Irmandade dos Clérigos na área da Saúde.

O sacerdote, que é também presidente do Conselho de Gerência do Grupo Renascença Multimédia, e diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, da Igreja Católica em Portugal, foi distinguido esta sexta-feira, Dia Mundial da Saúde, numa cerimónia presidida pelo ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, no Teatro Thalia, em Lisboa.

Em declarações publicadas pela  RR, o padre Américo Aguiar dedicou a medalha "a todos  os voluntários hospitalares que dedicam muito do seu tempo aos que se encontram mais vulneráveis".

“O voluntariado e estas pessoas encaixam-se naquilo que o Papa Francisco chama de ‘carinhoterapia’. Para além dos medicamentos, da medicina, das tecnologias, há uma coisa que é fundamental e não precisa de prescrição médica: é a carinhoterapia", salientou.

Aquele responsável considera esta iniciativa do Governo como um sinal de que o voluntariado é uma missão cada vez mais valorizada no país.

"Acima de tudo, esta distinção permite-nos e ajuda-nos a que sejamos capazes de chamar à atenção para uma boa notícia, que é o facto de homens e mulheres, jovens e adolescentes, darem do seu tempo, da sua vida, do seu saber para os irmãos e para as irmãos que, neste contexto especial, passam horas difíceis numa cama de hospital”, salientou.

Este ano o Dia Mundial da Saúde teve como tema a depressão, uma patologia que de acordo  com a Organização Mundial de Saúde atinge atualmente mais de 300 milhões de pessoas.

De acordo com a RR, o evento foi assinalado em Lisboa com "uma sessão de debate sobre a doença, que incluiu a atribuição de medalhas de Distinção do Ministério da Saúde, bem com a atribuição do Grande Colar do Prémio Nacional de Saúde ao médico Gentil Martins".

O Dia Mundial da Saúde é celebrado anualmente a 7 de abril. sendo que a data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde em 1948, durante a sua primeira assembleia, e a partir de 1950 começou a ser assinalada anualmente.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR