Padre Américo Aguiar recebeu medalha de mérito pelos serviços prestados pela instituição católica naquele setor
Lisboa, 08 abr 2017 (Ecclesia) – O padre Américo Aguiar, presidente da Irmandade dos Clérigos, recebeu a Medalha de Mérito Grau Ouro do Ministério da Saúde, em reconhecimento pelos serviços prestados pela Irmandade dos Clérigos na área da Saúde.
O sacerdote, que é também presidente do Conselho de Gerência do Grupo Renascença Multimédia, e diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, da Igreja Católica em Portugal, foi distinguido esta sexta-feira, Dia Mundial da Saúde, numa cerimónia presidida pelo ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, no Teatro Thalia, em Lisboa.
Em declarações publicadas pela RR, o padre Américo Aguiar dedicou a medalha "a todos os voluntários hospitalares que dedicam muito do seu tempo aos que se encontram mais vulneráveis".
“O voluntariado e estas pessoas encaixam-se naquilo que o Papa Francisco chama de ‘carinhoterapia’. Para além dos medicamentos, da medicina, das tecnologias, há uma coisa que é fundamental e não precisa de prescrição médica: é a carinhoterapia", salientou.
Aquele responsável considera esta iniciativa do Governo como um sinal de que o voluntariado é uma missão cada vez mais valorizada no país.
"Acima de tudo, esta distinção permite-nos e ajuda-nos a que sejamos capazes de chamar à atenção para uma boa notícia, que é o facto de homens e mulheres, jovens e adolescentes, darem do seu tempo, da sua vida, do seu saber para os irmãos e para as irmãos que, neste contexto especial, passam horas difíceis numa cama de hospital”, salientou.
Este ano o Dia Mundial da Saúde teve como tema a depressão, uma patologia que de acordo com a Organização Mundial de Saúde atinge atualmente mais de 300 milhões de pessoas.
De acordo com a RR, o evento foi assinalado em Lisboa com "uma sessão de debate sobre a doença, que incluiu a atribuição de medalhas de Distinção do Ministério da Saúde, bem com a atribuição do Grande Colar do Prémio Nacional de Saúde ao médico Gentil Martins".
O Dia Mundial da Saúde é celebrado anualmente a 7 de abril. sendo que a data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde em 1948, durante a sua primeira assembleia, e a partir de 1950 começou a ser assinalada anualmente.
JCP