Portugal: Plataforma das ONGD apela aos contributos para definir a linha de ação do desenvolvimento e cooperação internacional 

Consulta pública da Estratégia da Cooperação Portuguesa 2030 estende-se até 30 de setembro

DR

Lisboa, 17 set 2022 (Ecclesia) – A Plataforma Portuguesa das Organizações Não-Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD) apela à participação da consulta pública da Estratégia da Cooperação Portuguesa 2030 (ECP 2030) para definir “a linha de ação e as respostas de Portugal aos desafios do Desenvolvimento e da Cooperação Internacional”.

“A 15 dias de encerrar o processo de consulta pública da Estratégia da Cooperação Portuguesa 2030 (ECP 2030), a Plataforma Portuguesa da ONGD apela à participação de todas as pessoas interessadas neste importante documento que definirá a linha de ação e as respostas de Portugal aos desafios do Desenvolvimento e da Cooperação Internacional”, conforme nota enviada à Agência ECCLESIA.

Ana Patrícia Fonseca, presidente da direção da Plataforma Portuguesa da ONGD, reforça em comunicado que ao longo dos dois últimos anos as ONGD associadas “têm trabalhado aprofundadamente em torno deste tema”.

“Reconhecendo a complexidade da discussão, reafirmamos a disponibilidade da sociedade civil para prosseguir, como até aqui, um caminho de diálogo construtivo que possibilite a continuação de um trabalho conjunto na construção da próxima Estratégia da Cooperação Portuguesa 2020”, pode ler-se.

A responsável adianta ainda confia nos contributos e que a implementação da Estratégia “conduza à centralidade: a dignificação da pessoa, através da instituição de políticas justas, coerentes e sustentáveis”.

A Plataforma Portuguesa das ONGD, e as suas ONGD Associadas publicaram a “Visão da Plataforma Portuguesa das ONGD sobre o futuro da Cooperação Portuguesa”, “procurando garantir que as propostas por si formuladas são integradas na ECP 2030, no sentido de potenciar o contributo de Portugal na construção de um mundo justo, equitativo e sustentável”. 

A Estratégia da Cooperação Portuguesa 2030 (ECP 2030), que vem substituir o Conceito Estratégico da Cooperação Portuguesa 2014-2020, constitui o instrumento orientador da política pública de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, assumindo um papel fundamental na definição da política de cooperação do Estado português.

SN

Partilhar:
Scroll to Top