Portugal: Peregrinação das Crianças ao Santuário de Fátima centrada na Capelinha das Aparições

Fátima, 09 jun2019 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima vai receber entre hoje e amanhã a peregrinação das crianças, mobilizadas no lema ‘Façam aqui uma capela’, no contexto do centenário da construção da Capelinha das Aparições.

“Queremos ajudar as crianças a descobrir a Capelinha como o coração do Santuário e meta de uma Igreja peregrina que aqui se reúne para viver e celebrar a sua fé, mas também para aprender, com Maria, a construir-se como povo de Deus”, propõe o programa da peregrinação, informa um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O santuário mariano informa que as celebrações deste ano vão ser presididas pelo bispo auxiliar do Porto, D. Armando Esteves Domingues.

O lema do encontro Façam aqui uma capela’ foi o pedido de Nossa Senhora aos três pastorinhos – Lúcia, Francisco e Jacinta Marto – na aparição de outubro de 1917.

A capelinha foi construída em 1919, dois anos depois das aparições de Nossa Senhora aos pastorinhos videntes, e a primeira Missa foi celebrada a 13 de outubro 1921.

A peregrinação das crianças é dinamizada pelo Departamento da Pastoral da Mensagem de Fátima e começa às 18h00, de 9 de junho, com uma visita aos locais das Aparições do Anjo e de Nossa Senhora, em Aljustrel, Loca do Cabeço e Valinhos.

A partir das às 21h30, participam numa celebração, com o lema ‘Maria, a Mãe que nos abriga na sua Capelinha’, que integra a recitação do Rosário, procissão das velas e um momento de oferta de flores a Nossa Senhora.

O dia 10 de junho começa com a saudação e oferta de flores a Nossa Senhora, às 09h00, e meia hora depois, as crianças podem assistir à encenação do tema da peregrinação, na Basílica da Santíssima Trindade, que repete às 15h00.

Às 10h00, rezam o Rosário na Capelinha das Aparições e uma hora depois D. Armando Esteves Domingues preside à Missa da peregrinação no Recinto de Oração.

O comunicado contextualiza que a peregrinação das crianças acontece “há mais de quatro décadas” e destaca que “todos os anos” participam “milhares de crianças”.

No momento de despedida vai ser distribuída uma lembrança às crianças, às 15h00, com o lema de envio ‘Vai com Maria e constrói a casa de Deus’.

A atividade vai ser preparada ao longo do mês de maio e, este ano, as crianças são convidadas a descobrir a “identidade peregrina cristã” através da montagem de uma mochila e de recortes, em papel, de quatro mantimentos e suportes essenciais a uma peregrinação: “A água, o pão, um mapa e o bordão, símbolos do Batismo, da Eucaristia, da Palavra de Deus e da disponibilidade de coração”.

Atualmente, o Santuário de Fátima tem a decorrer a exposição temporária ‘Capela-Múndi’, dedicada aos 100 anos da construção da Capelinha das Aparições, no Convivium de Santo Agostinho, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, até 15 de outubro.

CB

Partilhar:
Scroll to Top