Portugal: Pastoral Juvenil vai dar continuidade a dois projetos da JMJ Lisboa 2023

Propostas têm a intenção de manter vivo o legado do encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa em Lisboa, em agosto de 2023

Foto: Agência ECCLESIA/LFS

Lisboa, 26 abr 2025 (Ecclesia) – O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) vai dar continuidade a duas iniciativas promovidas durante a Jornada Mundial da Juventude que se vão concretizar no âmbito do Jubileu dos Jovens, que se realiza em julho e agosto próximos, anunciou hoje o coordenador nacional.

Uma delas tem como objetivo reduzir a pegada carbónica da deslocação dos jovens a Roma, que viajam em aviões e autocarros, disse Pedro Carvalho na emissão online especial ‘12 horas com o Papa Francisco’ da Agência ECCLESIA.

“Temos esta preocupação”, assinalou, referindo que vão ser plantadas árvores como “um sinal” do cuidado jovens em Portugal com a casa comum.

“Foi um projeto que se iniciou também com a Jornada Mundial da Juventude, onde plantámos milhares e milhares, em todo o mundo, de árvores”, lembra.

A segunda iniciativa recuperada pela Pastoral Juvenil é o ‘Gesto Missionário’, projeto de voluntariado, que consiste em ir às periferias, aos hospitais, visitar aqueles que não podem participar no Jubileu, nomeadamente os avós e reclusos, e trocar pulseiras, à semelhança da JMJ.

De acordo com Pedro carvalho, esta é uma forma de dar continuidade à Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.

“Nós, para não fazermos esquecer a Jornada Mundial da Juventude, temos que, nas nossas propostas, ter sempre isso em mente”, afirmou.
Como exemplo disso, o coordenador nacional da Pastoral Juvenil fala do processo “Escuta 360º – Juntos, a Escutar o Futuro”, apresentado em março.

“Nós fomos pelo caminho da sinodalidade, da escuta, e queremos escutar o futuro com os jovens”, refere.

O processo “ESCUTA 360º – Juntos, a escutar o futuro” é um caminho de diálogo e participação, em 6 passos, no qual se criam espaços e tempos para que os jovens e outros agentes envolvidos na pastoral juvenil em Portugal possam expressar as suas vivências, inquietações, esperanças e desafios.

Pedro Carvalho revelou ainda uma novidade sobre o Conselho Nacional de Pastoral Juvenil, que se realiza em Braga, no dia 24 de maio.

“Desafiamos as dioceses a inscreverem dois jovens por cada diocese para nós escutarmos ao mesmo tempo o que os jovens pensam sobre a Igreja, a Igreja de Portugal, e aquilo que querem do futuro, e aquilo que eles também estão dispostos a fazer”, assinalou.

LJ

Partilhar:
Scroll to Top