Portugal: Pastoral do Ensino Superior lançou «coordenadas» para caminhada com os universitários rumo à JMJ 2023

Serviço está a preparar Encontro Nacional de Estudantes, agendado para 5 de março de 2022

Foto: SNPES

Braga, 06 out 2021 (Ecclesia) – O Serviço Nacional da Pastoral do Ensino Superior (SNPES), da Conferência Episcopal Portuguesa, lançou coordenadas para uma “caminhada com os jovens universitários rumo à JMJ 2023”, a Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, na primeira reunião do novo ano académico.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o SNPES informa que este é o primeiro ano de um triénio onde vão procurará centrar-se na “revitalização da evangelização dos estudantes universitários”, tendo no horizonte a JMJ Lisboa 2023.

O presidente da Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, D. Américo Aguiar, desafiou os participantes a abrir “novos caminhos de evangelização”, incitando à mudança do tradicional programa pastoral por “projetos de proximidade, criativos e audazes” que vão ao encontro dos jovens universitários que se encontram à margem das estruturas convencionais da Igreja e que “não tiveram a oportunidade de conhecer a mensagem do Evangelho”.

Segundo o Serviço Nacional da Pastoral do Ensino Superior, neste encontro foram “alertados” para a existência de “muitos jovens à espera do anúncio” e incentivada a refletir sobre como é que “a Igreja poderá chegar a tantos universitários que se encontram afastados do universo religioso”.

O SNPES reuniu representantes dos diversos serviços e movimentos de pastoral universitária a nível nacional, que estão representados neste organismo da Igreja Católica em Portugal, no dia 2 de outubro, em Fátima.

Os representantes com jovens universitários, de todos os sítios do país, incluindo as ilhas, deram início aos preparativos do Encontro Nacional de Estudantes, que se vai realizar a 5 de março de 2022, onde procurarão “despertar” nos universitários “o desejo” de começar um caminho de reflexão, discernimento e oração em direção à JMJ de 2023.

Foto: SNPES

“É necessário sair do seu formato e linguagem habituais, de modo a proporcionar oportunidades para os ouvir, acolher e chamá-los para uma vivência em verdadeiro espírito de comunhão com outros jovens, numa atitude de proximidade desinteressada, mas preocupada e atenta aos desafios que os mesmos vivem na sociedade atual”, acrescentou o SNPES.

O Serviço Nacional da Pastoral do Ensino Superior visa coordenar e apoiar os serviços de Pastoral Universitária e de Ensino Superior nas diferentes dioceses, e a próxima reunião do seu conselho está agendada para o dia 29 de janeiro de 2022, e vai realizar-se entre as 10h00 e as 13h00, na Casa de São Nuno, em Fátima.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top