Portugal: Paróquias adaptam iniciativas solidárias de Natal à pandemia

«Take-away» e entregas ao domicílio, com reforço das ajudas, ceias e cabazes, são uma marca da Consoada em ano de Covid-19

Foto: C. M. Porto

Lisboa, 23 dez 2020 (Ecclesia) – Diversas paróquias portuguesas que promovem iniciativas solidárias no Natal, em particular na Consoada, estão a adaptar-se às limitações impostas pela pandemia de Covid-19, para continuar a apoiar quem precisa.

Na Diocese de Viana do Castelo, o Centro Paroquial de Nossa Senhora de Fátima realiza este ano o ‘Natal dos Sós’ em formato “take-away”, esta quinta-feira.

“Este ano não vamos realizar o ‘Natal dos Sós’ no salão do Centro Social da paróquia para cumprir as regras exigidas devido ao Covid-19, mas vamos servir cerca de 75 refeições, em formato takeaway, às pessoas mais fragilizadas”, disse o padre Artur Coutinho à Agência ECCLESIA.

O pároco de Nossa Senhora de Fátima adiantou que, para além da “posta de bacalhau, batatas e couves”, as pessoas que vão levantar a refeição recebem “alguns miminhos, como nozes descascadas, rabanadas e frutos secos”.

Na Diocese do Porto, a Paróquia de Campanhã vai levar a consoada a casa, no seu também ‘Natal dos Sós’, e na Paróquia da Senhora da Conceição o Projeto ‘Porta Solidária’ prepara um Natal “take-away”, com presença do bispo diocesano.

O pároco de Campanhã disse à Agência ECCLESIA que a iniciativa ‘Natal dos Sós’ vai realizar-se de forma diferente levando a consoada à casa dos tradicionais participantes, com “um carinho do Menino Jesus” também na noite de 24 de dezembro.

“É diferente dos outros anos na forma, mas o empenho é idêntico: Deus vem tornar-Se próximo, a comunidade cristã não pode alhear-se, deve aproximar-se dos mais sós, são os mais pobres…falta-lhes carinho familiar”, explicou o padre Fernando Milheiro.

O ‘Natal dos Sós’ na Paróquia de Campanha realiza-se desde 1987 na noite da consoada, habitualmente com 50 pessoas, e este ano vão levar à casa das pessoas “uma ceia, bolo, biscoitos, uma mensagem e mais alguma surpresa”, com a ajuda de “um grupo de voluntários e benfeitores”.

Foto: C. M. Porto

Ainda na cidade do Porto, o pároco da Senhora da Conceição explicou à Agência ECCLESIA que o projeto ‘Porta Solidária’ está a preparar os kits de alimentação para o Natal 2020 que conta com a presença do bispo diocesano “algum tempo, durante o serviço da entrega da consoada, no dia 24”

“A presença do senhor D. Manuel é para expressar que a Igreja está muito próxima de todos e, como é sua obrigação, próxima dos mais pobres. É tornar próximo, como bispo da diocese, junto dos mais frágeis”, assinalou o padre Rubens Marques.

A ‘Porta Solidária’ da Paróquia da Senhora da Conceição está “aberta todos os dias” e não encerra “nos dias das festas”, a 24, 25 e 31 de dezembro e 1 de janeiro.

Na véspera de Natal, exemplificou o sacerdote, vão servir o “tradicional bacalhau com batatas, uma garrafinha pequena de vinho do Porto, uma fatia de bolo-rei, uma oferta a cada um de uma imagem do Menino Jesus, e uma prenda, para além “do kit habitual com três sandes, uma peça de fruta, e um iogurte”.

Na Diocese de Angra, nos Açores, os projetos ‘Porta da Misericórdia’, das paróquias da Sé, em Angra, e ‘Porta de Assis’, da igreja Matriz da Horta, no Faial, vão reforçar a ajuda às famílias carenciadas que apoiam mensalmente neste Natal.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR