Portugal: Ordem Franciscana Secular reúne-se em encontro nacional em Lisboa

Franciscanos seculares estão comemorar 40 anos da aprovação da Regra

Lisboa, 27 jun 2018 (Ecclesia) – A Ordem Franciscana Secular (OFS) está a assinalar, mundialmente, os 40 anos da aprovação da Regra e em Portugal vão ter um encontro nacional, este domingo, das 10h00 às 17h30, no Externato da Luz, em Lisboa.

“A nossa Regra não é só um texto normativo ou legislativo, mas também (e sobretudo) um texto espiritual. Deve-se ler muitas vezes, não só porque temos que manter as normas ou recitar as orações já escritas, mas também e sobretudo porque é o nosso tesouro, que nos ajuda a realizar a nossa vocação”, escreveu o ministro-geral da OFS.

Na carta enviada à Agência ECCLESIA, pela OFS-Portugal, Tibor Kauser explica que a Regra, que é “verdadeiramente franciscana”, ajuda os membros das fraternidades a descobrir como “viver a vocação cada dia, como deve ser a vida quotidiana”.

“Não somos “franciscanos dominicais” nem “franciscanos da tarde”. A Regra deve inspirar-nos a cada momento da nossa vida”, desenvolve no documento que comemora os 40 anos da Nova Regra da OFS.

A Regra da Ordem Franciscana Secular foi aprovada com a carta ‘Seraphicus Patriarcha’, pelo Beato Papa Paulo VI, a 24 de junho de 1978.

O ministro-geral considera que este é o “momento adequado” para os membros perguntarem: “O que é a Regra para mim na minha vida pessoal? O que é a Regra para nós, como Fraternidade internacional, a todos os níveis? O que significa para nós “celebrar este aniversário”, celebrar a Regra?”

Tibor Kauser salienta que a Regra OFS é “um preceito de vida” para os franciscanos seculares mas também é um documento de “grande inspiração” para os membros da Juventude Franciscana – JuFra, “se quiserem seguir a Cristo seguindo os passos de S. Francisco”, por isso a sua carta é também para os “jovens irmãos e irmãs”.

“Convido-vos a todos a que descubram os seus talentos e que se inspirem na Regra como se deve viver a sua vida diária. a Regra não quer conformar-nos, mas unir-nos dentro da diversidade”, escreve o responsável de origem húngara, eleito em 2014 até 2020.

A OFS-Portugal vai comemorar e celebrar os 40 anos da sua Regra no seu encontro nacional de Fraternidades, que é “o momento de reencontrar os irmãos e louvar a alegria da fraternidade”.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top