Portugal: Movimento Encontros de Jovens Shalom elegeu nova equipa coordenadora e linhas de ação

«Redescobrir, reanimar» e «renovar» são objetivos para os próximos três anos

Oeiras, 20 jul 2020 (Ecclesia) – O Movimento Encontros de Jovens Shalom em Portugal (MEJSh) elegeu a nova equipa coordenadora nacional e delineou as “novas Linhas de Ação” para o triénio 2020-2023, no seu 23.º congresso nacional realizado online, a 18 e 19 de julho.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o MEJSh apresenta três “novas linhas de ação” para os próximos três anos, que começa no “redescobrir o sonho missionário” do movimento e o papel do animador, “enquanto protagonista da evangelização e promessa de testemunho e dedicação”, para chegar “a cada vez mais jovens”.

Um segundo ponto para o triénio 2020/2023 é “reanimar a espiritualidade” numa vivência pessoal e comunitária e ir despertando para “a importância da oração, da liturgia e da vida em Igreja”.

Até 2023, o Movimento Encontros de Jovens Shalom em Portugal quer também “renovar as dinâmicas” e a comunicação do movimento através das novas tecnologias com “criatividade e inovação”.

O novo coordenador nacional é Pedro Terra, da Arquidiocese de Braga; como secretária e tesoureiro foram escolhidos, respetivamente, Joana Oliveira, do Patriarcado de Lisboa, e Marcelo Filipe, da Diocese de Portalegre-Castelo Branco; o padre Jorge Benfica continua como representante eclesial.

A reunião contou ainda com uma reflexão sobre o movimento e avaliação do triénio 2017-2020, no qual houve um “decréscimo de participação dos jovens” nos encontros criados pelo MEJSh.

Participaram no encontro representantes das equipas coordenadoras dos vários grupos em Portugal continental e ilhas, a Comunidade Shalom e alguns convidados.

Inicialmente agendado para a Paróquia de Delães (Arquidiocese de Braga), o 23.º Congresso Nacional do Movimento Encontros de Jovens Shalom realizou-se através dos meios digitais por causa da pandemia Covid19.

Fundado em Angola, em 1967, o Movimento Encontros de Jovens Shalom está em cinco dioceses portuguesas – Angra, Braga, Lisboa, Santarém, Viana do Castelo – e ainda no Brasil, em Fortaleza e Belo Horizonte.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top