Portugal: Mosteiro de Singeverga tem novo abade

Anúncio foi feito pela comunidade religiosa através do Facebook

Porto, 10 jul 2013 (Ecclesia) – A comunidade monástica de São Bento de Singeverga, na Diocese do Porto, anunciou hoje através da rede social Facebook a eleição de um novo abade, o padre Bernardino Ferreira da Costa.

O capítulo conventual dos beneditinos teve lugar na véspera da festa de São Bento, fundador da ordem.

O sexto abade do Mosteiro de Singeverga, de 38 anos, natural da Diocese do Porto, é professor na Universidade Católica Portuguesa – Faculdade de Teologia, após ter-se especializado no estudo da Liturgia.

“Rezamos para que o seu múnus seja fecundo e proveitoso nestes futuros anos de serviço à frente da comunidade beneditina de Singeverga”, referem os religiosos, numa nota divulgada esta manhã.

O Mosteiro de Singeverga é o único mosteiro masculino que, em Portugal, segue a Regra de São Bento de Núrsia (529), escrita originalmente para o mosteiro de Mo­nte Cas­sino, tendo como lema ‘Ora et La­bora’ (Reza e Trabalha).

Foi fundado em 25 de janeiro de 1892 na Freguesia de Roriz, Santo Tirso, por monges vindos de Cucujães, onde se iniciara a restauração da vida beneditina, após a extinção das ordens religiosas, em 1834.

OC

Partilhar:
Scroll to Top