Portugal: Misericórdias mostram história e património

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios celebra 50 anos em 2015

Lisboa, 10 abr 2015 (Ecclesia) – A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) informa que 16 santas casas vão comemorar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com “diversas iniciativas culturais” que vão dar a conhecer a sua história e património, a 18 de abril.

Percorrendo o país de norte para sul, a UMP revela que em Arco de Valdevez, a igreja via estar aberta para visitas guiadas, palestras sobre a história da instituição e uma exposição de bandeiras e imagens da Semana Santa.

A Santa Casa da Misericórdia na Póvoa de Varzim convida a comunidade a “relembrar” a história da sua igreja com uma exposição alusiva à comemoração do centenário do edifício e em Vila do Conde estão preparados quatro pontos de interesse: “A igreja de 1525; a Casa do Despacho, do século XVI; o Cruzeiro da Misericórdia, de estilo barroco, e o Hospital Nossa Senhora da Conceição”.

A exposição – ‘Cristo na Quaresma’ – de “registos religiosos” é a proposta que o Museu de Arte Sacra da Misericórdia de Penafiel apresenta aos visitantes.

No Porto, a Santa Casa da Misericórdia proporciona no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios a exploração da Casa da Prelada e o jardim da Quinta da Prelada, do arquiteto Nicolau Nasoni, “através de uma exposição e visitas orientadas no seu interior”.

A igreja de Aveiro ser palco de um concerto e há ainda possibilidade de visitas guiadas à sacristia e claustros.

A Serra da Estrela vai estar representada numa exposição fotográfica na igreja da Misericórdia e a Casa do Despacho, em Seia.

Na beira interior, a Santa Casa da Covilhã mostra o espólio da Capela do Calvário onde se destaca o altar-mor em talha dourada, do século XVIII e uns quilómetros a este, Penamacor proporciona aos “mais jovens” uma visita às fontes que ficam fora do perímetro da vila.

O sítio online da União das Misericórdias Portuguesas revela que a vila do Crato, no Alto Alentejo, apresenta o património arquitetónico da Misericórdia, em “percursos orientados”, e a Casa Museu Padre Belo vai acolher uma conferência sobre “Património local tradições e memórias do Crato”.

No Algarve, mais propriamente Albufeira, a comunidade local pode visitar a capela, conhecer o ateliê de artes tradicionais dos utentes-artesãos, desde o dia 13 de abril, e assistir ainda a um recital de música clássica, no dia 18 às 21h30.

No âmbito do projeto Viver Património, da UMP, vai ser apresenta uma rota de igrejas das Misericórdias de Alcáçovas, Évora, Redondo e Vila Viçosa, no dia 20 de abril, no auditório do Centro Cultural de Redondo.

‘Conhecer, explorar, partilhar’ é o tema da edição 2015 do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, no dia 18 de abril, e o programa pode ser consultado na internet.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top