Portugal: Mil participantes são esperados no II Encontro Nacional de Leigos

“Recolocar o Homem no Centro” é o tema em debate

Porto, 24 jan 2014 (Ecclesia) – O II Encontro Nacional de Leigos vai decorrer hoje no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, onde são esperados mil participantes, numa iniciativa da Conferência Nacional das Associações de Apostolado dos Leigos (CNAL)

O filósofo e dramaturgo francês Fabrice Hadjadj, membro do Conselho Pontifício para os Leigos, faz a conferência principal do encontro, que vai decorrer no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, sobre o tema "Recolocar o Homem no Centro – Desafio Antropológico".

Em declarações publicadas na página da internet da CNAL Fabrice Hadjadj refere que

que os católicos enfrentam a “urgência” da evangelização, porque interessa lutar contra “uma espécie de desencarnação generalizada”.

“O internauta e o jihadista são ambos produtos da mundialização. Perderam o sentido de proximidade. Combatem por «perfis» ou por «ideias», não por rostos. Eis porque, mais do que nunca, é preciso pregar o amor do próximo tornando-se próximo, anunciar o mistério da Encarnação, sendo nós próprios encarnados, de próximo para próximo”, sustenta.

“É esta exigência de encarnação que faz com que a evangelização não deva ser uma especialidade clerical”, defende Fabrice Hadjadj.

Henrique Leitão, vencedor do Prémio Pessoa 2014, é um dos participantes nos seis painéis que se seguem à conferência principal do II Encontro Nacional de Leigos, e considera o tema “Recolocar o Homem no centro”, e considera que o grande “drama” da atualidade é dizer “o que é o ser humano”.

“O grande drama, a grande dificuldade, aquilo que ainda há hoje para fazer é deixar claro o que é ser humano, o que é viver humanamente”, disse o investigador em História das Ciências em declarações á Agência ECCLESIA.

Alexandra Viana Lopes, coordenadora do CNAL, afirma que é “urgentíssimo refletir sobre a dignidade da pessoa humana, em todos os seus estados, em todas as suas condições”.

O Encontro Nacional de Leigos 2015 é inspirado numa afirmação do Papa Francisco: “A ideia é salvar o Homem, no sentido que volte para o centro: da sociedade, dos pensamentos, da reflexão”.

PR

Partilhar:
Scroll to Top