Portugal: Marcelo Rebelo de Sousa saúda Papa «atento ao mundo» e ao futuro

Presidente da República manifestou desejo de receber Leão XIV

Foto: Presidência da República Portuguesa

Lisboa, 18 mai 2025 (Ecclesia) – O presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, saudou hoje Leão XIV como um Papa “virado para o futuro” e “atento ao mundo”, após ter participado na Missa do início do pontificado.

“[Tem] a posição de estar atento ao mundo, aos problemas do mundo, aos problemas económicos e sociais, problemas que se levantam hoje e que são em muitos casos mais graves e mais urgentes do que eram há uns anos”, referiu o chefe de Estado, em declarações à RTP.

Marcelo Rebelo de Sousa salientou ainda “a forma simpática como o Papa reagiu aos cumprimentos do povo português e do Estado português”.

“Falei-lhe como Portugal acolheria, quando entendesse oportuno no meio de tanta coisa que tem como missão fundamental, uma vinda a Fátima ou a Portugal, em geral”, acrescentou.

Entre as mais de 150 delegações que cumprimentaram o Papa na Basílica de São Pedro, após a Missa de início de ministério petrino de Leão XIV, contou-se a de Portugal, liderada por Marcelo Rebelo de Sousa, acompanhado por Paulo Rangel, ministro de Estado de Estado e dos Negócios Estrangeiros.

O presidente português optou por deixar o Vaticano imediatamente, em direção ao aeroporto, sem prestar declarações aos jornalistas presentes.

Já em Lisboa, o chefe de Estado destacou a audiência privada que o Papa concedeu ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

“[Leão XIV] está a dar um sinal de que, se for necessário, está disponível e tem disponibilidade física e mental para ajudar a construir a paz que não há meio de dar passos positivos, como vimos nas últimas semanas e nos últimos dias”, indicou.

OC

Vaticano: Papa recebeu Volodymyr Zelensky em audiência privada (c/vídeo)

Partilhar:
Scroll to Top