Vai decorrer em Évora, no dia 7 de maio
Lisboa, 10 mar 2016 (Ecclesia) – A Conferência Nacional do Apostolado dos Leigos (CNAL) vai promover o III Encontro Nacional no dia 7 de maio, em Évora, para um conjunto de atividades em torno do tema “Nada nos é indiferente”.
“A realidade contemporânea, a encíclica do Papa Francisco ‘Laudato Si’ sobre o ‘cuidado da casa comum’ e o Jubileu da Misericórdia desafiam-nos a atenção, a inteligência, o coração e a ação”, refere a CNAL em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.
O programa do III Encontro Nacional de Leigos (ENL) vai ser divulgado na página da internet da CNAL no dia 30 de março e é uma proposta “à união” de todos os leigos, convidando-os a “estar na linha da frente”.
“Nada nos é indiferente! A Natureza, a Cultura e a Sociedade. A Pessoa Humana Toda e Todas as Pessoas. A Beleza e o Esplendor. O Mal, a Miséria e a Dor. O Bem e o Amor”, acrescenta o comunicado.
Os encontros nacional de leigos iniciaram em 2013, em Coimbra, onde esteve em análise o tema “Cultura do Encontro na Igreja e no Mundo contemporâneo”, seguindo-se o II encontro no Porto, sobre o tema “Recolocar o Homem no centro da sociedade, do pensamento e da vida”.
Na cidade de Évora, os leigos vão a promover a “cultura do encontro” a partir do tema “Nada nos é indiferente: entre a terra e o céu”, como é apresentado no vídeo que promove o III ENL
De acordo com a CNAL, fazem parte da conferência “associações de fiéis, movimentos eclesiais e novas comunidades de apostolado dos leigos, reconhecidos pela Igreja Católica”
A Conferência Nacional das Associações de Apostolado dos Leigos é uma pessoa coletiva privada canónica, constituída por deliberação de 19 de março de 2011 dos seus membros fundadores com aprovação pela Conferência Episcopal Portuguesa, a 5 de maio de 2011 em Fátima.
A CNAL tem por objetivo contribuir para uma “maior unidade de espírito e de ação no serviço dos leigos no mundo, com o desenvolvimento de ações coordenadas ou comuns entre as associações de fiéis, movimentos eclesiais e novas comunidades de apostolado laical, segundo critérios de necessidade e urgência”.
No portal www.cnal.pt vai ser divulgado o programa do III Encontro Nacional de Leigos, onde é possível também fazer as inscrições, a partir do dia 30 de março.
PR