Alenquer, 25 out 2017 (Ecclesia) – O grupo internacional ‘Gen Rosso’ vai estar em Braga, Viseu e Fátima com workshops e o musical ‘Streetlight’, uma proposta “inspiradora de valorização da vida”, que vai ter em palco jovens portugueses nas apresentações no mês de novembro.
“Com esta iniciativa, os jovens descobrem o próprio talento, desenvolvem a inteligência, a criatividade e, por consequência, elevam a sua autoestima”, explica um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
Vão ser “centenas de jovens” de oito escolas e associações que vão participar no projeto internacional dos ‘Gen Rosso’, que é uma “experiência única” de “serem estrelas” do espetáculo ‘Streetlight’, inserido no projeto ‘Together4peace’.
Entre 17 e 29 de novembro, o evento vai reunir “mais de 700 jovens” de Braga, Viseu e Fátima em dias “de festa e escola de vida” com “muita arte, música, dança, formação e, principalmente, um clima de família”.
O grupo ‘Gen Rosso’ começa o périplo nacional na Arquidiocese de Braga com um workshop – Hip Hop, dança moderna, dança latina, canto, instrumental – no Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio, nos dias 17 e 18 de novembro, e no dia seguinte o musical é apresentado às 17h30 e às 21h30, no Auditório Vita.
De 23 e 25 de novembro, o grupo internacional vai estar na Diocese de Viseu onde vai dinamizar o workshop e apresentar o espetáculo ‘Streetlight’, às 21h00 do último dia, no multiusos da cidade.
A cidade de Fátima é a última a receber o workshop, com alunos do Colégio São Miguel, do CEF e do Colégio Sagrado Coração de Maria, entre 27 e 29 de novembro; O espetáculo sobe ao palco do auditório do Centro Paulo VI, às 21h00 de dia 29.
Segundo o comunicado o formato do concerto foi construído com a participação dos jovens como uma proposta de “prevenção” do pedagogo alemão Mathias Kaps “preocupado com a violência e a falta de diálogo entre alunos e professores”.
‘Streetlight’ é a história verídica vivida por Charles Moats, um jovem afro-americano de um gueto na cidade de Chicago, em 1969.
O musical pretende “questionar a sociedade” sobre as várias problemáticas das escolas com exemplos e mostrando que há soluções onde procura a inclusão de crianças e jovens nas “mais variadas diferenças físicas, intelectuais, económicas, sociais”
O projeto ‘Together4peace’ é um evento multicultural que tem como objetivo “construir a paz, celebrar a vida, levar a esperança e cultivar a confiança e a partilha” para uma “mudança real” da sociedade.
O ‘Gen Rosso’ – International Performing Arts Group está há mais de 40 anos, ao serviço da solidariedade e da fraternidade entre os povos; O grupo conta com 17 membros, que vão sendo substituídos.
CB/OC