Iniciativa decorreu na Covilhã, com desafios centrados no tema «Atreve-te a Ser»
Fotos: SDPJ Porto
Covilhã, 26 out 2010 (Ecclesia) – A cidade da Covilhã acolheu hoje a 20.ª edição do Fórum Ecuménico Jovem (FEJ), com o tema ‘Atreve-te a Ser’, na Universidade da Beira Interior na Covilhã.
A iniciativa reúne há duas décadas os jovens de Igrejas Cristãs em Portugal e centrou-se este ano nas Bem-Aventuranças.
D. Manuel Felício, bispo da Guarda, saudou os departamentos que acompanham as novas gerações na comunidade lusitana (Igreja Anglicana), metodista, presbiteriana e católica (Departamento Nacional da Pastoral Juvenil – DNPJ), desejando que todos se sentissem “em casa”.
“Queria, nesta saudação, alegrar-me com a escolha do tema de hoje. ‘Atreve-te a Ser’ é um grande desafio”, declarou, na intervenção inicial.
O responsável lamentou que, na sociedade atual, o apelo seja mais “atreve-te a ter”, em vez do “ser”, e as pessoas “só são valorizadas na medida em que ajudam a ter”.
“As pessoas já não são pessoas, são números”, alertou o bispo da Diocese da Guarda.
Já o bispo Sifredo Teixeira, da Igreja Evangélica Metodista Portuguesa – em representação do COPIC, Conselho Português das Igrejas Cristãs -, destacou a presença de participantes oriundos de comunidades evangélicas que se associaram ao FEJ mais recentemente.
“Vale a pena, como cristãos, atrevermo-nos a ser um bom testemunho, para ajudar o mundo a crer”, declarou, numa intervenção enviada à Agência ECCLESIA pelo DNPJ.
O encontro contou com a presença do irmão David, único monge português da comunidade ecuménica de Taizé (França).
“Venho de uma aldeia onde o ecumenismo se vive no quotidiano, é a nossa vida. Mais do que discurso, mais do que palavras, nós vivemos juntos, irmãos de diversas Igrejas, e acolhemos jovens e menos jovens, ao longo do ano”, declarou.
Procuremos juntos ser cristãos com força, com convicção, em comunhão e liberdade”.
O 20.º FEJ termina com um momento de oração, compromisso e envio, pelas 16h30, na Universidade da Beira Interior na Covilhã.
O Fórum Ecuménico Jovem nasceu com o objetivo comum de pensar o trabalho ecuménico com os jovens através de representantes dos departamentos juvenis de várias de Igrejas cristãs – Igrejas Católica, Lusitana, Metodista e Presbiteriana – com presença histórica em Portugal.
A primeira reunião realizou-se no Seminário de Leiria, em 1999, quando foi criada uma equipa ecuménica juvenil, na sequência da II Assembleia Ecuménica Europeia, que decorreu um ano antes na cidade austríaca de Graz.
CB/OC