Portugal: Jornadas pastorais do episcopado debateram desafios do Papa

Iniciativa decorreu em Fátima, abordando a exortação «Alegria do Evangelho»

Fátima, Santarém, 18 jun 2014 (Ecclesia) – Os bispos portugueses concluíram hoje em Fátima as suas jornadas pastorais, este ano dedicadas ao tema ‘A alegria do Evangelho e desafios pastorais do Papa Francisco’.

O coordenador da iniciativa, D. António Couto, bispo de Lamego, disse à Agência ECCLESIA que temas como “a proximidade, o sair em missão, a alegria” no anúncio da mensagem cristã também fizeram parte da reflexão da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), durante o projeto ‘Repensar a Pastoral’, nos últimos anos.

Francisco, acrescentou, “supera os textos” com os seus gestos, e convida todos a construir “uma Igreja mais dinâmica, mais ativa, em saída”.

“Uma Igreja que se aproxime dos pobres, de todas as pessoas, sem estar a defender-se, que se exponha”, acrescentou.

O membro do Conselho Permanente da CEP destaca a importância de levar aos outros a “notícia” de Jesus Cristo e a sua “vida nova”.

“Se a Igreja não tem nenhuma notícia para transmitir, fica parada”, advertiu.

Um dos conferencistas convidados foi o sacerdote salesiano Luiz Alves de Lima, teólogo pastoralista brasileiro, que apresentou a influência no pontificado de Francisco da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe, realizada em Aparecida (Brasil), no ano de 2008.

O especialista disse à Agência ECCLESIA que a tradição latino-americana pode ajudar que a Europa seja “reevangelizada”, tendo presentes as novas condições de vida e de cultura.

“O espírito, a mística da evangelização, é bastante vibrante na América Latina”, refere.

OC

Partilhar:
Scroll to Top