Sintra, 15 out 2018 (Ecclesia) – As Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus vão reunir em capítulo provincial com o tema «Praticai a Hospitalidade», entre hoje e dia 21 de outubro, na Casa de Saúde da Idanha, em Sintra.
É a partir do tema que a assembleia capitular vai “desenvolver o seu trabalho de reflexão do passado, avaliação do presente e planeamento do futuro”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
O capítulo provincial vai ser presidido pela irmã Ester Berruete, vigária geral da Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, e participam 20 religiosas.
Nos dias 18 e 19 de outubro vão estar também presentes 24 colaboradores e três leigos hospitaleiros, numa atitude de missão e compromisso àqueles que enfrentam o sofrimento psíquico.
Durante este capítulo vão ser definidas as linhas estratégicas da vida e missão das Irmãs Hospitaleiras, procedendo-se ainda à eleição da nova superiora da província de Portugal e respetivas conselheiras, pelas irmãs capitulares, para o próximo sexénio 2018-2024, sublinha a nota.
O novo governo provincial vai assumir a missão de animar, sustentar e orientar a vida da província durante os próximos seis anos com empenho e união de toda a comunidade hospitaleira.
O Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus é uma Instituição Particular de Solidariedade Social com fins de Saúde, que presta assistência e cuidados especializados no acompanhamento e tratamento integral da pessoa portadora de doença mental, deficiência física e/ou psíquica, ou outras patologias, tendo em conta as necessidades e urgências de cada tempo e lugar.
Em Portugal, o Instituto desenvolve a sua intervenção no âmbito da Saúde em 12 estabelecimentos, oito no continente, dois na Região Autónoma da Madeira e dois na Região Autónoma dos Açores.
LFS