Programa comemorativo começa hoje com uma eucaristia na Casa São Bento Menni, na Diocese da Guarda, presidida por D. Manuel Felício
Guarda, 24 abr 2014 (Ecclesia) – As Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus começam hoje a assinalar o primeiro centenário da morte do fundador da congregação, São Bento Menni, (1841-1914), canonizado em 1999 pelo Papa João Paulo II.
De acordo com indicações avançadas à Agência ECCLESIA pelo jornal “A Guarda”, o programa celebrativo vai começar com uma eucarística na Casa de Saúde Bento Menni, situada na diocese egitaniense, bairro da Luz (freguesia de São Vicente), e que será presidida por D. Manuel Felício.
A ocasião vai servir também para assinalar o 20.º aniversário desta instituição, que acolhe doentes com problemas de saúde mental e psiquiátrica, sobretudo em situação de evolução prolongada.
Para a superiora da Casa de Saúde, Isabel Morgado, “o espírito que animou São Bento Menni na realização da missão hospitaleira, como restaurador da Ordem de São João de Deus e fundador da Congregação de Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, continua atual”.
“Hoje o mundo do sofrimento clama por Hospitalidade; continua a ecoar a necessidade de corações sem fronteiras que amem ao jeito do Bom Samaritano, como São Bento Menni”, realça aquela responsável.
A festa do primeiro centenário da morte do santo nascido em Milão, na Itália, vai prolongar-se até abril de 2015 e ter em destaque iniciativas como a conferência “Ícones de Hospitalidade”, no dia 31 de maio, e a peregrinação hospitaleira a Fátima, marcada para 18 de junho.
A Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus foi fundada a 31 de maio de 1881 em Madrid por São Bento Menni, Maria Josefa Récio e Maria Angústias Gímenez.
Trata-se de uma Instituição Particular de Solidariedade Social “que presta assistência e cuidado especializado de saúde integral a pessoas com doença mental”, refere o site da congregação.
Atualmente está presente em quatro continentes e 24 países, incluindo Portugal, onde possui 12 estabelecimentos de saúde, 8 no continente, dois na Madeira e igual número nos Açores.
JAG/JCP